O objetivo é permitir que a população de baixa renda tenha condições de realizar exames preventivos de saúde bucal.
Publicado em 1/9/2014 - 00:00
Rio de Janeiro (RJ) – A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou o Projeto de Lei nº 2.445/2013, da deputada estadual Rosangela Gomes (PRB-RJ), que autoriza o Poder Executivo a criar um programa de saúde móvel odontológico. A ideia é permitir que a população de baixa renda tenha condições de realizar exames preventivos contra cáries, tártaro e outros males.
O texto prevê, ainda, a utilização de uma carreta especialmente adaptada para uso como consultório odontológico que irá percorrer todo o estado. Para isso, deverá ser elaborado um cronograma pelo órgão ao qual o serviço estará subordinado, com datas, horários e locais para realização do serviço. “Várias doenças começam devido à falta de cuidado com os dentes e as gengivas. Pesquisas indicam que as bactérias da boca podem contribuir para o surgimento de várias doenças como endocardite, diabetes, e outros. Por isso, nada melhor do que criar um programa preventivo”, explicou a deputada.
Para virar lei, o projeto depende apenas de sanção do Governador do Estado do Rio de Janeiro.
Texto e foto: Ascom – deputada estadual Rosangela Gomes
Eu repórter republicano
Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no novo portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.