Iniciativa desperta protagonismo, consciência cidadã e compromisso com o futuro entre jovens de 11 a 17 anos
Publicado em 3/11/2025 - 14:10

Brasília (DF) – A Fundação Republicana Brasileira (FRB), recebeu no último dia 30, a visita especial dos integrantes do programa Câmara Jovem e Prefeito Mirim, do município de Caçapava (SP). A caravana, composta por jovens de 11 a 17 anos, trouxe à capital federal um entusiasmo genuíno e uma profunda vontade de aprender sobre cidadania, gestão pública e o funcionamento das instituições democráticas.
Criado pelo vereador de Caçapava, Maicon Goiembiesqui (Republicanos), o projeto tem transformado a forma como os jovens percebem a política, mostrando que o protagonismo e a responsabilidade social não têm idade. O programa, que já está na segunda edição, recria o processo democrático dentro das escolas, simulando as etapas de uma eleição municipal, desde campanhas e votações até a posse e o exercício das funções de vereador e prefeito. Dessa forma, teoria e prática se unem para formar cidadãos conscientes, preparados para transformar o presente.

Durante a visita, o grupo percorreu as três instituições que integram o Complexo Republicano. Na Fundação Republicana Brasileira, foram recebidos pela gerente administrativa Gabrielle Assumpção e pelo cientista político Fábio Vidal, que apresentaram o papel educativo da instituição na promoção da cidadania e da formação política. Na Faculdade Republicana, o diretor-geral Valdir Pucci destacou a importância do conhecimento como instrumento de transformação e encorajou os jovens a seguirem firmes na busca por aprendizado. Já no Republicanos, o presidente do partido no DF e tesoureiro nacional, Mauro Silva, e o secretário nacional do movimento Jovens Republicanos, Wallace Rocha, celebraram o engajamento dos visitantes e falaram sobre o poder da juventude na construção de uma sociedade mais justa e participativa.
Entre os jovens, histórias inspiradoras chamaram a atenção. O vereador jovem e vice-presidente da Câmara Jovem, Carlos Eduardo Cortês, conhecido como Cadu, tem deficiência visual e é exemplo de superação e compromisso com o bem coletivo. Com apenas 11 anos, ele expressa uma maturidade admirável. “Quando os membros da comissão passaram na minha escola, eu senti que aquilo era para mim, que eu poderia fazer a diferença. Estar no projeto aumentou meu senso de justiça. Pretendo seguir na política, porque acredito que somos nós, jovens, que vamos mudar o nosso país”.
Pietro Teixeira, de 17 anos, também compartilhou sua experiência com emoção. “O que mais me chamou atenção foi ver a juventude na política. A gente cresce achando que política é coisa de adulto, mas esse projeto mostra que podemos participar, decidir e representar os jovens da nossa cidade”.
Já Manuela Oliveira contou que a política sempre esteve presente em sua vida. “Desde cedo me envolvi em lideranças, e acompanhar uma campanha política me motivou a seguir esse caminho. Hoje, graças ao vereador Maicon, tive a oportunidade de viver essa experiência que me faz acreditar que posso representar minha cidade e fazer o melhor pelo Brasil”.
Orgulhoso dos resultados, Maicon Goiembiesqui, destacou o impacto transformador da iniciativa. “O jovem não é o futuro, ele é o presente. Quando criamos espaços para que eles tenham voz e vez, percebemos o quanto são capazes. O desenvolvimento humano, a capacidade de oratória e o senso de responsabilidade que adquirem são surpreendentes. A visita a Brasília é a realização de um sonho, e a prova de que estamos formando uma geração consciente, crítica e participativa”.

Mais do que uma visita institucional, o encontro foi um símbolo de esperança. Em cada olhar curioso e pergunta feita, estava a certeza de que o Brasil tem uma juventude preparada para construir um país mais ético, solidário e comprometido com o bem comum.
A Fundação Republicana Brasileira, a Faculdade Republicana e o Republicanos reafirmaram, com orgulho, seu compromisso de apoiar iniciativas que incentivem o despertar político e a formação cidadã desde cedo, porque o futuro começa com quem decide fazer a diferença hoje.
Texto: Mazé Rodrigues/Ascom FRB
Fotos: Carlos Gonzaga/Ascom FRB




