Por iniciativa de Damares Alves, crianças protagonizam audiência pública no Senado Federal

Objetivo foi ouvir os pequenos sobre suas vivências, sonhos e desafios

Publicado em 31/10/2025 - 14:23

Brasília (DF) – A Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal realizou, nesta quarta-feira (29), a audiência pública “Vozes do Futuro – O Amanhã Começa com as Crianças de Hoje”, um evento histórico que colocou crianças na mesa de debates do Parlamento brasileiro. Presidida pela secretária nacional do Mulheres Republicanas e senadora Damares Alves (DF), a sessão teve como foco central ouvir os pequenos sobre suas vivências, sonhos e desafios.

Pela primeira vez, o plenário da CDH foi ocupado por expositores mirins representando diversas realidades do país. Entre eles estavam Larissa Fernanda Oliveira Alves, 11 anos, repórter mirim do Paranoá (DF); Ivy Lopes dos Santos, 8 anos, de origem indígena; Sophia Cavalcante Dionísio, 11 anos, da Bahia; Davi Milhomen Giordani, influenciador mirim com mais de 2,6 milhões de seguidores; e Flavinho Britto, de 7 anos, que emocionou ao falar sobre respeito, gentileza e combate ao bullying.

Cada criança abordou temas como inclusão, diversidade, acessibilidade, saúde, cultura, esporte e educação, traduzindo em palavras simples e diretas o que esperam de um Brasil melhor. As falas foram registradas em tempo real pelo “Anjo da Escuta”, figura simbólica responsável por compilar as demandas no “Caderno de Pedidos”, que foi entregue às autoridades presentes.

Além da republicana Damares Alves, a mesa foi composta por Maria do Pilar Lacerda, secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério dos Direitos Humanos, e Maria do Socorro dos Santos Lucena de Araújo, da Subsecretaria de Políticas para Crianças e Adolescentes do Governo do Distrito Federal.

O evento teve ainda uma emocionante apresentação musical de Daniela Harumi Yamawaki Ferraz, jovem cantora de 13 anos que interpretou clássicos infantis dos anos 1980, como “Uni, Duni, Tê” e “É Tão Lindo”, lembrando o valor da infância na construção do futuro.

Damares Alves destacou que as “as crianças deram uma lição de cidadania” e comemorou o sucesso do evento e a maturidade dos participantes. “As crianças hoje comandaram a festa da Comissão de Direitos Humanos do Senado. Foi lindo. Como são inteligentes, espertas e cheias de alegria. Pode ter certeza que teremos mais encontros como esse”, afirmou a republicana.

Também presente à audiência, a ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e secretária-geral do Mulheres Republicanas Nacional, Cristiane Britto, falou o significado do encontro. “Ver meu filho, o Flavinho, participar de uma audiência onde as crianças tiveram voz me lembrou do porquê de tudo isso: é por elas que lutamos, oramos e seguimos firmes”, escreveu. “Cada palavra dita ali foi um lembrete de que o amanhã começa com os pequenos de hoje. E a nós, adultos, cabe escutar, com o coração”, acrescentou.

Por Ascom – Mulheres Republicanas Nacional

Reportar Erro
[gravityform id="12" title="false" description="false" ajax="true" tabindex="49"]
Send this to a friend