Iniciativa beneficia pessoas com Doença de Parkinson
Publicado em 17/10/2025 - 13:05
Atualizado em 20/10/2025 - 17:56
Anápolis (GO) – A Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei nº 4.461/2025, de autoria da vereadora Cleide Hilário (Republicanos), que institui o uso do “Cordão Tulipa Vermelha”. A iniciativa tem como objetivo facilitar a identificação e orientação para pessoas com Doença de Parkinson em locais públicos e privados do município, além de garantir um atendimento mais humanizado e promover a conscientização e a inclusão social dessas pessoas.
A Doença de Parkinson é uma condição neurológica crônica e progressiva que afeta o sistema nervoso central, comprometendo os movimentos e a coordenação. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 200 mil brasileiros vivem com o Parkinson, que pode causar tremores, rigidez muscular, lentidão nos movimentos, desequilíbrio e alterações na fala e na escrita.
“O Cordão Tulipa Vermelha é um símbolo de cuidado e reconhecimento. Ele ajuda a identificar as pessoas com Parkinson e a garantir que sejam tratadas com a atenção e a paciência que merecem”, destacou Cleide ao comemorar a aprovação do texto.
A republicana explica que a proposta nasceu da escuta atenta às demandas de familiares e pacientes que convivem com a condição. Para ela, a aprovação da proposta representa um avanço importante na construção de uma cidade mais humana, acessível e inclusiva. “Queremos que Anápolis caminhe em direção à dignidade para todos e a cada passo na inclusão é um passo a mais rumo a esse objetivo”, concluiu Cleide Hilário.
Por Ascom – Mulheres Republicanas Nacional, com informações da Ascom – vereadora Cleide Hilário




