Para Hugo Motta, Câmara assume protagonismo na aprovação do novo Plano Nacional de Educação

Presidente da Câmara destaca compromisso com a educação e reforça que novo PNE é prioridade da Casa

Publicado em 14/10/2025 - 17:28

Brasília (DF) – O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta terça-feira (14) que o Legislativo federal está assumindo a responsabilidade de aprovar um novo Plano Nacional de Educação (PNE) que una o país em torno de metas claras e compromisso com a qualidade do ensino.

Durante a reunião de leitura do parecer do relatório, Motta reforçou que o novo plano — previsto no Projeto de Lei 2614/2024, em tramitação na Câmara — tem como uma de suas principais metas garantir a alfabetização plena de todas as crianças até o final do segundo ano do ensino fundamental. “Nada melhor para a sociedade do que estar tratando aqui de algo inegociável, que é o futuro do nosso país. “O PNE vai trazer metas que deverão ser cumpridas por meio de um esforço coletivo para que, nos próximos dez anos, o Brasil possa avançar substancialmente na educação pública”, declarou.

PNE com atenção à diversidade brasileira

Hugo Motta destacou ainda que o novo plano foi desenvolvido considerando as peculiaridades regionais do Brasil, reconhecendo que soluções únicas não atendem a um país continental e diverso. Para ele, o plano precisa ser verdadeiramente nacional, respeitando realidades distintas sem perder de vista os objetivos comuns.

Desde que assumiu a presidência da Câmara, Motta tem reforçado a prioridade da pauta educacional. Ele lembrou que nesta semana foram pautados 16 projetos voltados à educação e à infância, sinalizando o compromisso da Casa com o tema.

Valorização dos professores

Em sua fala, o presidente também homenageou os educadores, a quem chamou de “verdadeiros agentes de transformação social”. Ele reforçou que a valorização dos profissionais da educação é central no novo plano. “Sem professores bem formados, adequadamente remunerados e reconhecidos pela sociedade, não há educação de qualidade possível”, afirmou Motta.

Compromisso apartidário

Motta também destacou o esforço conjunto e pediu que o debate não seja contaminado por disputas ideológicas: “Não existe educação de direita ou de esquerda. Existe a educação do nosso país”, disse.

O que prevê o novo PNE?

O novo Plano Nacional de Educação, que substituirá o atual (2014–2024), cuja vigência vai até o fim deste ano, estabelece 18 metas para serem cumpridas até 2035. Os objetivos abrangem áreas como:

  • Educação infantil e alfabetização;
  • Ensino fundamental e médio;
  • Educação em tempo integral;
  • Diversidade e inclusão;
  • Educação profissional e tecnológica;
  • Ensino superior;
  • Estrutura e funcionamento da educação básica.

Texto: Com informações da Agência Câmara de Notícias
Fotos: Douglas Gomes

Reportar Erro
[gravityform id="12" title="false" description="false" ajax="true" tabindex="49"]
Send this to a friend