Governo de SP e setor de bebidas unem forças contra contaminações por metanol

Grupos de trabalho e protocolo de intenções serão criados para combater falsificações e reforçar segurança sanitária

Publicado em 9/10/2025 - 11:23

São Paulo (SP) – Sob a liderança do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), o governo de São Paulo vem avançando em uma série de ações conjuntas com representantes do comércio de bebidas para enfrentar a contaminação por metanol em bebidas alcoólicas adulteradas. Em reunião realizada nesta quarta-feira (08), no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, representantes dos setores de bares, restaurantes e supermercados foram convidados a integrar grupos de trabalho que discutirão e implementarão medidas estruturantes no combate a esse tipo de crime.

A iniciativa se soma a encontros anteriores, como o realizado no último dia 06 com representantes da indústria de bebidas, e integra a atuação do gabinete de crise instaurado no final de setembro para tratar da crescente preocupação com casos de intoxicação por metanol. “Não podemos deixar que nada comprometa a confiança do consumidor. Essa questão é um problema da sociedade e vamos resolvê-lo de forma estrutural”, afirmou Tarcísio de Freitas.

Ações coordenadas e fiscalização

Entre as medidas anunciadas estão:

  • Treinamento de agentes públicos e trabalhadores do comércio para identificar falsificações;
  • Campanhas educativas para orientar consumidores;
  • Criação de certificações e protocolos de rastreabilidade de garrafas e bebidas;
  • Acordo de cooperação institucional e proposições normativas;
  • e Reforço na fiscalização sanitária, fiscal e criminal.

As ações já resultaram na interdição preventiva de 12 estabelecimentos, com a apreensão de quase 20 mil garrafas de bebidas alcoólicas suspeitas. Segundo dados oficiais, até ontem (08), 20 casos de intoxicação foram confirmados, com 11 mortes registradas, sendo cinco confirmadas por metanol e seis ainda sob investigação.

A força-tarefa estadual envolve as secretarias de Saúde, Segurança Pública, Fazenda, Justiça e Desenvolvimento Econômico, além do Procon-SP, vigilância sanitária estadual e municipal, e a Polícia Civil.

Setor privado mobilizado

Participaram da reunião representantes de entidades como Abrasel, Apas, FHORES, Abrape, além de grupos privados como Cervaja S.A, Pasquin, São Bento, Companhia Tradicional de Comércio e Fábrica de Bares, que representam mais de 500 bares em todo o estado.

O Estado e o setor de bebidas também devem firmar, nos próximos dias, um protocolo de intenções para formalizar os compromissos assumidos pelas partes no combate à falsificação e adulteração de bebidas, especialmente aquelas que oferecem risco imediato à saúde da população.

Texto: Com informações do Governo do Estado de SP
Foto: João Valério / Governo do Estado SP

Reportar Erro
[gravityform id="12" title="false" description="false" ajax="true" tabindex="49"]
Send this to a friend