No total, foram entregues 304 máquinas e 20 caminhões-pipa
Publicado em 25/9/2025 - 13:37
Campinas (SP) – O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), participaram na última terça (23), da entrega de 304 maquinários agrícolas e 20 caminhões-pipa. O evento aconteceu na Fazenda Santa Elisa, sede do Instituto Agronômico de Campinas (IAC).
O prefeito também representou os municípios como presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC).
Investimento de R$ 86 milhões
O pacote de entregas, parte do programa Patrulha Rural, soma R$ 86 milhões em investimentos para apoiar o setor agrícola e fortalecer os municípios no enfrentamento da estiagem. As máquinas foram distribuídas entre 267 cidades paulistas:
- 90 rolos compactadores
- 90 pás carregadeiras
- 35 retroescavadeiras
- 39 tratores agrícolas
- 50 roçadeiras hidráulicas
Além disso, os 20 caminhões-pipa entregues integram o pro
grama Agro SP + Seguro, reforçando a infraestrutura hídrica e a resiliência das áreas rurais.
Durante a cerimônia, Dário Saadi ressaltou o impacto do apoio estadual na modernização da agricultura e no desenvolvimento regional. “O governador atende cada cidade de acordo com a sua necessidade. Em Campinas nós temos que ressaltar os investimentos feitos pelo Estado na realização do Trem Intercidades, uma demanda histórica, e agora no Hospital Metropolitano que será construído aqui em Campinas,” afirmou o prefeito.
Já Tarcísio de Freitas destacou outras obras e projetos voltados para a Região Metropolitana de Campinas, como a duplicação da rodovia Miguel Melhado, a implantação do VLT ligando Campinas, Hortolândia e Sumaré, além do novo hospital regional. “Nós temos o Palácio dos Bandeirantes de portas sempre abertas para os municípios paulistas. É ouvindo os prefeitos que mapeamos as principais necessidades para realizar as entregas mais importantes”, declarou.
Integração de programas climáticos
No mesmo evento, foi assinada uma resolução conjunta entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento e a Defesa Civil do Estado, unindo os programas Agro SP + Seguro e AgroClimaSP. A medida amplia o monitoramento agrometeorológico, a emissão de alertas e a capacitação de agentes municipais, visando prevenir incêndios, desastres climáticos e garantir maior segurança no campo.
Texto: Com informações da Prefeitura de Campinas
Fotos: João Valério / Governo de São Paulo







