Projeto de Fred Linhares flexibiliza o cumprimento da jornada de trabalho para empregado horista

Objetivo é estimular a contratação de mão de obra no setor do varejo alimentar

Publicado em 18/9/2025 - 15:14

Brasília (DF) – Tramita na Câmara o Projeto de Lei 1282/25, de autoria do deputado federal Fred Linhares (Republicanos-DF), que determina que a jornada de trabalho do empregado horista só poderá ser cumprida nos períodos da manhã ou da tarde, salvo se houver previsão mais benéfica em acordo coletivo. O texto altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

O objetivo é estimular a contratação de mão de obra no setor do varejo alimentar. Fred Linhares explica que a legislação trabalhista atual permite que a jornada dos horistas seja distribuída ao longo de todo o dia, o que, segundo Linhares, desestimula a contratação. 

“A alteração na CLT dá a possibilidade de contratar trabalhadores por hora, sem onerar as empresas com os impostos sobre a folha de salários”, afirma o deputado. “[Isso] seria uma forma de atrair quem procura flexibilidade, que é tanto o caso dos mais jovens quanto de quem tem a partir de 60 anos”, argumentou. 

Próximos passos

A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Trabalho; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, tem que ser aprovada pela Câmara e pelo Senado. 

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Reportar Erro
[gravityform id="12" title="false" description="false" ajax="true" tabindex="49"]
Send this to a friend