Arthur Virgílio se filia ao Republicanos

Ex-prefeito de Manaus destacou a trajetória do partido

Publicado em 26/8/2025 - 13:59 Atualizado em 29/8/2025 - 11:03

Brasília (DF) – O ex-prefeito de Manaus (AM) e ex-senador Arthur Virgílio Neto oficializou  nesta segunda (25), sua filiação ao Republicanos. A cerimônia aconteceu no gabinete do presidente nacional do Republicanos e Procurador da Câmara dos Deputados, deputado Marcos Pereira (SP), no mesmo dia em que a legenda completou 20 anos de fundação.

A filiação de Arthur Virgílio encerrou um hiato de quase três anos sem partido. Ele estava sem partido desde que deixou o PSDB, em 2022. Durante a fala, Arthur anunciou que pretende disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados pelo Amazonas nas eleições de 2026. “Vi que é um partido que cresce há 20 anos e tem muita gente entrando. O partido está limpinho, sem escândalos. Cresceu, independentemente da conjuntura política e econômica”, declarou ao justificar a escolha.

Virgílio também destacou a liderança do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a quem apontou como uma das figuras mais promissoras do cenário político nacional. Tarcísio vem sendo cotado como uma possível alternativa à liderança conservadora em 2026.

Experiência política

Com uma longa trajetória no Congresso Nacional, Arthur Virgílio foi deputado federal (entre 1983 a 1985 e de 1995 a 2002); e senador (2003 a 2011), tendo exercido funções de liderança no governo de Fernando Henrique Cardoso, entre elas, Ministro Chefe da Secretaria-Geral da Presidência. O novo republicano defendeu uma política menos polarizada e mais propositiva. “Nos enfrentávamos nos debates em plenário, mas havia respeito. Conversávamos depois, com café e diálogo. É isso que quero levar de volta ao Congresso”, afirmou.

Arthur também declarou que pretende levar ao Republicanos nomes do pensamento político e econômico ligados ao ex-presidente Fernando Henrique, como forma de enriquecer o debate interno do partido e colaborar para “passar a limpo a economia do país”.

Texto: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)
Foto: Júlio Dutra

Reportar Erro
[gravityform id="12" title="false" description="false" ajax="true" tabindex="49"]
Send this to a friend