Mulheres Republicanas Porto Alegre empossa nova executiva neste sábado (9)

Liza Cenci assumirá o comando do Movimento na capital gaúcha

Publicado em 8/8/2025 - 09:30

Porto Alegre (RS) – A nova executiva do Mulheres Republicanas Porto Alegre tomará posse neste sábado, 9 de agosto. A cerimônia ocorrerá Câmara Municipal, a partir das 9h30, e marcará o início de uma nova etapa no Movimento feminino da capital gaúcha, que será conduzido por Liza Cenci, suplente de vereadora e atuante nas pautas de inclusão, acessibilidade e direitos das mulheres. A republicana também é coordenadora do Paradeporto na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Porto Alegre.

Com uma trajetória marcada por superação e compromisso social, Liza assume a coordenação local do Movimento com a missão de ampliar a representatividade feminina na política e fortalecer ações de enfrentamento às desigualdades. Ela reforça que sua gestão será voltada especialmente às comunidades e para os reais problemas enfrentados pelas mulheres da cidade.

“Nossa gestão terá um olhar voltado para as comunidades, onde os problemas estão e precisam de atenção. As políticas públicas precisam ser discutidas e voltadas para resolver os problemas reais da sociedade, como os altos índices de feminicídio em nossa região”, afirmou.

Quem é Liza Cenci

Natural de Veranópolis (RS), Liza foi diagnosticada, ainda na infância, com acrostéose neuropática, uma doença rara e degenerativa. Desde então, passou por 36 cirurgias e diversas amputações, mas transformou sua dor em luta. Tornou-se símbolo de resistência e inspiração, com forte atuação na defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

Em Porto Alegre, Liza é reconhecida como referência nas pautas de acessibilidade e inclusão, além de ser uma voz ativa em favor da igualdade de oportunidades e pela valorização das mulheres em todos os espaços. Sua trajetória também inclui participação em conselhos e ações educativas em todo o país, incluindo o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do RS (Coepede-RS).

Por Ascom – Mulheres Republicanas Nacional

Reportar Erro
[gravityform id="12" title="false" description="false" ajax="true" tabindex="49"]
Send this to a friend