Na Suíça, Hugo Motta defende diálogo, cooperação e diplomacia em conferência mundial

Presidente da Câmara destacou a importância da diplomacia, da sustentabilidade e da regulação tecnológica para enfrentar desafios globais 

Publicado em 31/7/2025 - 10:31

Genebra (SUI) – Na última terça-feira (29), durante participação na 6ª Conferência Mundial de Presidentes de Parlamentos, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), destacou a importância do diálogo, da cooperação e da diplomacia como caminhos para enfrentar os desafios globais. O evento foi organizado pela União Interparlamentar (UIP), no Palácio das Nações, em Genebra, na Suíça.

No discurso, Motta alertou para o cenário internacional de “crescentes tensões geopolíticas, intolerância, protecionismo e enfraquecimento do multilateralismo” e defendeu a renovação das instituições internacionais para que sejam mais representativas e eficazes. “Temos a responsabilidade de assegurar que nossos respectivos governos nacionais respeitem a Carta das Nações Unidas, redobrem esforços para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e trabalhem pela implementação do Pacto para o Futuro”, afirmou.

Lei de Reciprocidade Econômica e comércio internacional

O parlamentar também abordou as relações comerciais, ressaltando a aprovação da Lei de Reciprocidade Econômica pelo Congresso brasileiro. A medida busca proteger produtos nacionais diante de práticas discriminatórias e políticas protecionistas. “É uma resposta serena, mas firme, alinhada à preocupação com medidas comerciais unilaterais usadas para ingerência em assuntos internos de outros países”, disse.

Sustentabilidade e COP 30

Hugo Motta reforçou o compromisso do Parlamento brasileiro com a transição energética e a descarbonização, citando leis recentes como as do Hidrogênio Verde, Combustível do Futuro e Mobilidade Sustentável. Ele também destacou que a COP 30 será uma oportunidade para mostrar ao mundo o protagonismo do Congresso na agenda ambiental.

Inteligência artificial e regulação tecnológica

Outro ponto da fala foi a regulamentação da inteligência artificial. Motta explicou que o Parlamento tem trabalhado para promover inovação de forma segura, protegendo direitos e mitigando riscos. “Temos projetos para prevenir crimes com o uso da IA, proteger crianças e adolescentes e promover o uso consciente das tecnologias digitais”, ressaltou.

Ao encerrar a participação, Hugo Motta defendeu a diplomacia parlamentar como instrumento essencial para construir um futuro baseado no entendimento e na cooperação entre as nações. “Devemos ser arquitetos de um mundo em que a razão prevaleça sobre a força e em que construamos pontes, não muros”, concluiu.

Texto: Com informações da Agência Câmara de Notícias
Foto: Douglas Gomes

Reportar Erro
[gravityform id="12" title="false" description="false" ajax="true" tabindex="49"]
Send this to a friend