“É preciso enfrentar com seriedade os impactos da endometriose na saúde física, emocional e reprodutiva das mulheres”, afirma parlamentar
Publicado em 28/7/2025 - 09:10
Brasília (DF) – A deputada federal Rogéria Santos (Republicanos-BA) comemorou a aprovação, na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara, de seu parecer ao Projeto de Lei 762/25, que garante acesso gratuito e integral ao diagnóstico e ao tratamento da endometriose pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta prevê prioridade no atendimento e acesso facilitado a ginecologistas e exames como ultrassonografia, ressonância pélvica, exames hormonais e laparoscopia.
“É preciso enfrentar com seriedade os impactos da endometriose na saúde física, emocional e reprodutiva das mulheres”, afirmou a parlamentar.
O texto ainda inclui a realização de campanhas permanentes de conscientização e a ampla divulgação dos direitos das pacientes. Estima-se que 7,5 milhões de brasileiras convivam com a doença, muitas enfrentando uma espera de até 7 anos para obter um diagnóstico.
“Considerando as consequências da endometriose para a vida das mulheres, precisamos engajar o Sistema Único de Saúde, em parceria com as secretarias estaduais e municipais, na implementação de medidas efetivas para enfrentar o problema”, destacou Rogéria Santos.
O projeto segue agora para análise nas comissões de Saúde, Finanças e Tributação, e Constituição e Justiça.
Por Ascom – deputada federal Rogéria Santos





