Coordenadora Rosangela Gomes falou sobre a participação da mulher na política e o combate à violência política
Publicado em 18/7/2025 - 14:13

Armação de Búzios (RJ) – Fazer com que mais mulheres estejam aptas a participar do cenário político é uma das metas do Republicanos. De forma a atender a essa necessidade do partido, a coordenadora nacional do Observatório de Combate à Violência Política Contra a Mulher, Rosangela Gomes (Republicanos-RJ), participou na última segunda-feira (14) da IV Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, realizado na Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro, no município de Búzios, região dos lagos do RJ.
Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, a prefeitura local contou com a colaboração da Secretaria da Mulher, liderado pela primeira-dama do município, Daniele Martins, e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), para a realização do evento, que reuniu dezenas de mulheres de todo o município.
Durante o evento, o prefeito de Búzios, Alexandre Martins (Republicanos) comentou sobre a importância feminina nos espaços de poder e a relevância da realização da conferência. “Que tenhamos cada vez mais mulheres debatendo e discutindo as políticas públicas que queremos: seja na saúde, no combate à violência ou no empreendedorismo. Isso mostra a importância que a mulher tem hoje em Búzios”, afirmou.

Convidada para estar presente no bloco temático “Participação social e política das mulheres”, Rosângela Gomes reforçou sobre os desafios diários que a mulher encontra na sociedade para ocupar espaços de decisão. Além disso, também citou sobre haver um número muito pequeno de mulheres no parlamento, a alta nos casos de violência política contra a mulher, onde em alguns momentos ela foi vítima, e que tudo isso colabora consideravelmente com a baixa representação feminina no parlamento. “A Lei 14.192/2021 veio para proteger as mulheres. Mulheres que queiram participar da política de forma séria e comprometida. Com a criação do Observatório, o Republicanos ratificou mais uma vez o seu compromisso com as mulheres e com isso, temos buscado trabalhar de forma a conscientizar homens e mulheres sobre a significância da norma e a atuação do órgão, nos casos de violência política”, declarou a secretária de Desenvolvimento Humano e Direitos Sociais do Estado do Rio de Janeiro.

Em tempo, Rosangela Gomes parabenizou e agradeceu Búzios pela realização do evento e pela oportunidade de falar da participação da mulher na vida pública, que segundo ela, precisa ser debatido diariamente. “Hoje ainda somos minoria nas cadeiras do parlamento, mas em um futuro breve demonstraremos ainda mais força e conseguiremos ter por direito um espaço que também nos pertence”, finalizou a republicana.
Texto: Ascom Observatório Nacional de Combate à Violência Contra a Mulher.
Fotos: cedidas





