Betim recebe visita do Observatório Nacional de Combate à Violência Política Contra a Mulher

Órgão tem percorrido diversas cidades mineiras para dialogar sobre os avanços da mulher na política e apresentar suas frentes de atuação

Publicado em 18/6/2025 - 14:41

Betim (MG) – O Observatório Nacional de Combate à Violência Política Contra a Mulher esteve no começo de junho, em algumas cidades de Minas Gerais, para conhecer um pouco mais da atuação das filiadas. Entre as cidades que receberam o órgão, está Betim, cidade de mais de 411 mil habitantes e onde o Republicanos é presidido por uma mulher, Alexia Mota.

Durante a visita, também estavam presentes a secretária estadual do Mulheres Republicanas MG, Joelma Reis, e Rosana Ribeiro, integrante da executiva do Observatório, representando a coordenadora nacional do órgão, a deputada federal licenciada e atual secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado do RJ, Rosangela Gomes (Republicanos-RJ).

Segundo o Tribunal Regional de Minas Gerais, Betim teve um aumento de eleitores no último pleito. Nas eleições de 2020, eram 274.502 eleitores. Já em 2024, os números subiram para 297.070, um aumento de 7,13%. Desse total, as mulheres somam a maioria do eleitorado, com 53%. Entretanto, apesar da alta nos números de eleitores, ainda de acordo com estatísticas da Justiça Eleitoral, as candidaturas femininas representaram uma baixa representatividade. Dos 353 candidatos que a cidade apresentou na última eleição municipal, 230 eram homens, enquanto as mulheres totalizaram 123 candidaturas.

Para Alexia Mota investir em capacitação e políticas de apoio é uma ótima estratégia para que cada vez mais mulheres estejam inclinadas a exercer seu papel na política. A republicana reforçou que a violência política contra a mulher é uma das formas mais perversas de silenciamento, o que impede de muitas atuarem no meio. “Enquanto mulher, sei que estar à frente de um trabalho político como presidente de partido, que é um espaço historicamente dominado por homens, é, sem dúvidas, um grande desafio. Entretanto, encaro também como uma grande oportunidade de transformação e uma enorme responsabilidade. Por isso, tenho essa missão com coragem, entusiasmo e compromisso, aliada a outras mulheres que também sonham em ocupar espaços de liderança, seja na carreira política ou não”, disse a republicana que preside o partido na cidade desde 2021.

Já Rosana ribeiro revelou que a violência política ainda é uma realidade latente em todo o mundo. E por isso, milhares de mulheres acabam optando por abandonar a sua inserção ao meio, para privarem sua segurança, sua moral e sua vida. “Ao longo dessa caminhada, consigo perceber as milhares de dificuldades enfrentadas por essas mulheres e esse contato físico é extremamente importante, pois elas sentem uma maior confiança em se abrir e revelar de fato e verdade o que as impede de avançar.  O trabalho do Observatório é extremamente específico e toca em um ponto ainda muito sensível, como a violência política. Por isso, temos procurado ter muito cuidado na abordagem e no trato de cada situação que chega até nós”, comentou.

A visita do Observatório aos municípios tem sido recebida com muito entusiasmo e as republicanas visam essa estratégia como algo positivo para que sejam elaboradas novas formas de trabalho para lidar com os polêmicos casos de violência política contra a mulher. “Essa iniciativa do órgão, de estar presente nos municípios, demonstra sensibilidade, respeito e compromisso com a escuta ativa de mulheres que constroem o partido na base. Estou muito feliz em ter recebido o Observatório em Betim. Pois, essa aproximação, além de fortalecer o diálogo, valoriza as lideranças locais e promove um partido mais democrático. Deixo meu agradecimento a Rosana e à coordenadora Rosangela Gomes, pelo engajamento no trabalho e ratifico ser de extrema importância fomentar essa rede de apoio entre as filiadas, através de uma melhor divulgação”, finalizou Alexia Mota.

Texto e fotos: Ascom Observatório Nacional de Combate à Violência Política Contra a Mulher

Reportar Erro
[gravityform id="12" title="false" description="false" ajax="true" tabindex="49"]
Send this to a friend