Entre as ações, Prefeitura assumiu o transporte dos alunos da zona rural, que percorrem, diariamente, mais de 3 mil quilômetros
Publicado em 5/5/2025 - 16:50
Taquara (RS) – A educação segue como prioridade na gestão da prefeita republicana Sirlei Silveira (Republicanos), em Taquara. Com olhar atento às necessidades da comunidade escolar, a prefeitura assumiu o transporte dos alunos da zona rural, reforçando o compromisso com a segurança e a qualidade no deslocamento dos estudantes que vivem nas localidades mais afastadas do município.

Como parte desse avanço, um novo ônibus escolar foi incorporado à frota, totalizando 23 veículos próprios, além dos 30 terceirizados que, juntos, percorrem, diariamente, mais de 3 mil quilômetros. O investimento, de R$ 469 mil, proveniente do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), permitirá ampliar o atendimento aos 1.406 alunos da zona rural e aos cerca de 3 mil estudantes que utilizam o serviço diariamente.
“Assumir o transporte escolar no interior é uma forma de garantir mais segurança e qualidade no deslocamento dos nossos estudantes, especialmente das áreas mais afastadas”, afirmou a prefeita Sirlei. A iniciativa reforça o cuidado da administração municipal com a inclusão e a permanência dos alunos na escola, independente da região onde vivem.
Além do transporte, a gestão da prefeita Sirlei tem apostado fortemente na valorização dos profissionais da educação. Prova disso foi a realização da Semana dos Encontros Formativos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que reuniu professores do 1º ao 5º ano em uma jornada de trocas de experiências, aprofundamento teórico e aprimoramento de práticas pedagógicas.
“Acreditamos que a base de uma cidade mais justa e desenvolvida está na educação. Por isso, seguimos investindo na qualificação dos nossos educadores, pois são eles que ajudam a construir o futuro de Taquara com dedicação e excelência”, destacou a prefeita.
Entre os temas abordados, o destaque ficou para a alfabetização, o letramento e o ensino da matemática nos primeiros anos escolares, sempre com foco na criação de ambientes alfabetizadores e na valorização do papel fundamental dos professores na formação dos estudantes.
Por Ascom – Mulheres Republicanas Nacional

