Dia Mundial da Saúde: republicanas promovem iniciativas que fazem a diferença

O tema definido pela OMS para este ano é “Ação Global para a Saúde Universal”

Publicado em 7/4/2025 - 10:14

Brasília (DF) – Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta segunda-feira (7/4), o Mulheres Republicanas destaca a atuação de parlamentares que têm se dedicado a fortalecer políticas públicas voltadas à promoção da saúde universal e de qualidade para todos. O tema definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano — “Ação Global para a Saúde Universal” — encontra eco no trabalho de nossas representantes em diversas regiões do país.

A deputada federal Maria Rosas (Republicanos-SP), secretária estadual do Mulheres Republicanas São Paulo, e a ex-deputada federal Aline Gurgel (Republicanos-AP), são autoras do recém projeto aprovado no Congresso Nacional que inclui o acompanhamento nutricional gratuito para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Sistema Único de Saúde. A proposta, que agora segue para sanção presidencial, visa garantir protocolos clínicos que auxiliem no diagnóstico de alergias e seletividades alimentares. “Esse projeto é de extrema importância para a causa, uma forma de oferecer um apoio maior, ajudando as crianças com TEA a ter uma alimentação mais equilibrada e um desenvolvimento saudável”, celebrou Maria Rosas. Aline Gurgel também destacou a importância do tema e explicou como o acompanhamento adequado pode contribuir com as famílias. “Algumas pessoas com TEA podem desenvolver rigidez comportamental, o que pode afetar hábitos alimentares levando a dietas repetitivas e pobres em nutrientes.”

No Sergipe, a deputada estadual Lidiane Lucena (Republicanos-SE) apresentou um projeto de lei que torna obrigatória a presença de fisioterapeutas em maternidades públicas e privadas. A proposta reconhece o papel fundamental desses profissionais no acompanhamento da gestante, especialmente no trabalho de parto e no pós-parto. “A atuação do fisioterapeuta contribui para um parto mais humanizado, com menos complicações, menor tempo de internação e mais qualidade de vida para a mulher em todo o ciclo gravídico-puerperal”, justificou a parlamentar.

Já em Roraima, a deputada estadual Tayla Peres (Republicanos-RR) conseguiu aprovar uma nova lei que garante a validade permanente de laudos médicos para pacientes com doenças ou síndromes irreversíveis. A iniciativa é um avanço no acesso à saúde, principalmente no que se refere ao direito à dignidade dos pacientes e à desburocratização do atendimento. “A medida visa evitar que pessoas com doenças crônicas enfrentem revisões desnecessárias, protegendo-as de transtornos emocionais e físicos”, destacou a deputada.

Na esfera municipal, a prefeita de Taquara (RS), Sirlei Silveira (Republicanos-RS), inaugurou a primeira sala de vacinação do interior do município, localizada no distrito de Santa Cruz da Concórdia. “A partir de agora, os moradores de Santa Cruz e das localidades próximas poderão manter em dia sua carteirinha de vacinação, sem a necessidade de se deslocar até a região urbana”, informou a gestora, destacando o compromisso com o acesso descentralizado à saúde preventiva.

Compromisso do Mulheres Republicanas

Em todo o Brasil, o Mulheres Republicanas, sob a liderança da senadora Damares Alves (Republicanos-DF), secretária nacional do Movimento, defende e trabalha por políticas públicas que assegurem o direito à saúde, especialmente para mulheres, crianças, pessoas com deficiência, e populações em situação de vulnerabilidade. As iniciativas das parlamentares mostram que é possível construir soluções inovadoras e humanizadas, alinhadas ao princípio constitucional de que saúde é um direito de todos e dever do Estado.

Para acompanhar de perto a atuação diária do Mulheres Republicanas, acesse as redes sociais @mulheresrepublicanas10.

Por Ascom – Mulheres Republicanas Nacional

Reportar Erro
[gravityform id="12" title="false" description="false" ajax="true" tabindex="49"]
Send this to a friend