Carnaval 2025: Mulheres Republicanas DF reforçam campanha contra o assédio

Com o slogan “Minha Fantasia Não é um Convite”, a campanha chega à 3ª edição conscientizando foliões sobre respeito e segurança

Publicado em 26/2/2025 - 08:00

Brasília (DF) – Com a chegada do Carnaval, o Mulheres Republicanas Distrito Federal lança a 3ª edição da campanha “Minha Fantasia Não é um Convite”, com um recado claro: assédio não tem espaço na folia! Iniciativa, que também ganha o reforço do Movimento Nacional, que amplia a divulgação nas plataformas do partido.

A ação, que já alcançou mais de 60 mil contas nas redes sociais, mobiliza mulheres sobre a importância do respeito e da segurança durante as festividades. Vídeos de lideranças republicanas no DF serão divulgados, reafirmando que nenhuma fantasia, comportamento ou escolha, justifica o assédio.

A secretária do Mulheres Republicanas DF, Tânia Teixeira, destaca que a iniciativa é voltada tanto para mulheres quanto para homens, buscando sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de um Carnaval mais seguro e respeitoso para todos. A campanha faz parte do compromisso do Mulheres Republicanas em promover ações de conscientização e combate à violência contra a mulher e em favor dos seus direitos.

Campanha fortalecida

Tânia destacou que a cada ano, a iniciativa ganha mais força e visibilidade, além do apoio de figuras políticas do Republicanos, que contribuiu para ampliar o alcance da mensagem. “Nas campanhas anteriores, conseguimos um grande alcance. Foi uma campanha virtual com a divulgação de vídeos e foi bacana demais. Levamos nossa posição e nossa voz a muitas mulheres sobre essa questão do assédio, que ocorre o tempo todo na vida da mulher, mas que é ainda mais recorrente no período festivo do Carnaval. E realmente, a fantasia de uma mulher não é um convite para nada”, ressaltou Tânia Teixeira. “Recebemos o suporte da senadora Damares Alves, secretária nacional do Mulheres Republicanas; da deputada estadual republicana Tia Ju (RJ); do deputado federal Fred Linhares (DF), e de outras autoridades. Isso nos ajudou muito a chegar a mais mulheres e homens, reforçando que assédio é crime”, completou Tânia.

Conscientização para um carnaval mais seguro

Além de alertar as mulheres sobre seus direitos, a campanha também se dirige aos homens, destacando a importância do respeito e da mudança de comportamento. “As mulheres precisam estar atentas às várias formas de assédio, conscientes de que tudo o que vem depois do NÃO é assédio. Precisam denunciar, pedir ajuda e não permitir qualquer tipo de abordagem que não seja permitida ou aceita por elas”, afirmou Tânia.

A republicana alertou, ainda, que os homens também têm um papel fundamental na mudança dessa realidade. “Eles precisam se conscientizar de que a objetificação da mulher e do seu corpo deve ser combatida por eles também. Então, pedimos aos meninos que respeitem a fantasia, o querer e o não das meninas. Respeito gera respeito e todos merecem. Assim, a festa carnavalesca será muito mais tranquila, saudável e feliz”, finalizou.

Por Ascom – Mulheres Republicanas Nacional

Reportar Erro
Send this to a friend