Vitória tem a melhor saúde do Brasil

Pelo segundo ano consecutivo, capital capixaba é líder de ranking nacional

Publicado em 11/9/2024 - 11:36 Atualizado em 16/9/2024 - 10:05

Vitória (ES) – Na última segunda (08), a cidade de Vitória completou 473 anos. E para comemorar, a capital do Espírito Santo foi premiada pelo Ranking Connected Smart Cities 2023 como a melhor saúde do Brasil e com maior potencial de desenvolvimento na área nos municípios com mais de 50 mil habitantes. A premiação avalia anualmente as iniciativas de inovação e tecnologia nas cidades do Brasil, com o objetivo de promover cidades mais conectadas e inteligentes.

Vitória superou importantes capitais, como Curitiba, Florianópolis e Belo Horizonte, conhecidas por seus sistemas de saúde, e segue investindo continuamente em tecnologias que aprimoram o acesso aos serviços de saúde da rede municipal. Segundo o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), essa conquista reflete o comprometimento da gestão com a inovação e a eficiência no atendimento à população. “Isso demonstra como a união entre população, tecnologia e serviço público está transformando nossa cidade”, destacou.

O ranking também elegeu Vitória como a cidade mais inteligente e conectada da Região Sudeste e a segunda do Brasil, atrás apenas de Florianópolis (SC).

Investimentos tecnológicos na saúde

Entre as inovações adotadas por Vitória, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) agora utilizam tablets para atualizar os cadastros dos pacientes em tempo real durante as visitas domiciliares. Esse avanço tecnológico permitiu maior agilidade e precisão na coleta de dados, além de reduzir o uso de papel e evitar retrabalho.

Além disso, a capital capixaba foi pioneira no uso de tablets pela Vigilância Sanitária, substituindo o processo manual de notificações por um sistema digital. Esse avanço modernizou a fiscalização, tornando-a mais eficiente e menos suscetível a erros.

Vitória também investiu em drones com visão térmica para identificar criadouros de mosquitos transmissores de doenças, como o Aedes aegypti, em áreas de difícil acesso. O uso dos drones é uma inovação que visa melhorar o combate a arboviroses, como a dengue e a chikungunya, mapeando pontos críticos na cidade para uma ação mais rápida dos agentes de controle de endemias.

Atualmente, Vitória oferta 5,58 leitos por mil habitantes; 645 médicos por cem mil habitantes, e despesas pagas de R$ 1.157,11 por habitante com saúde, além de agendamento online de consulta na rede pública e 98% da população atendida com água encanada.

Transparência e gestão de medicamentos

Outro destaque do município é a divulgação dos estoques de medicamentos por meio do Painel de Medicamentos. Essa ferramenta permite que os moradores verifiquem a disponibilidade de remédios em tempo real nas 29 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade.

Com essa ferramenta, os usuários podem consultar, de suas casas, a disponibilidade dos medicamentos prescritos antes de se dirigirem às UBSs, facilitando o acesso aos remédios e otimizando o tempo dos pacientes.

Liderança e reconhecimento

Além da liderança na saúde, Vitória também se destacou em outras áreas do Ranking Connected Smart Cities 2023, sendo a quinta capital mais competitiva do Brasil e reconhecida pela eficiência no funcionamento da administração pública e avanços em mobilidade, tecnologia e inovação, economia e segurança pública. Resultados que reforçam o compromisso da cidade em promover desenvolvimento sustentável, inovação e qualidade de vida para seus habitantes.

Por fim, o Centro de Liderança Pública (CLP), colocou Vitória em 1º lugar em Capital Humano entre todos os municípios do Brasil. Nesse ranking, foram consideradas as seguintes colocações:

  • taxa bruta de matrículas do Ensino Médio/profissionalizante;
  • ensino superior;
  • qualificação dos trabalhadores com emprego formal.

“Vitória é um exemplo de inovação, qualidade de vida e união. Que venham ainda mais conquistas e crescimento para nossa cidade querida”, finalizou Pazolini.

Texto: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)
Fotos: cedidas

Reportar Erro
Send this to a friend