“As mulheres precisam acreditar que são capazes,” afirma Vera Pinheiro

Republicana se prepara para disputar sua primeira eleição como vereadora no município de São José (SC)

Publicado em 8/8/2024 - 09:53

São José (SC) – Em uma era em que a representatividade feminina é imprescindível na política, Vera Pinheiro, secretária estadual do Mulheres Republicanas Santa Catarina, se prepara para disputar sua primeira eleição como vereadora no município de São José. Conhecida por seu envolvimento em trabalhos sociais, Vera traz uma visão clara e inspiradora sobre a participação feminina na política.

A republicana acredita que a maior barreira para as mulheres na política é a mentalidade. “As mulheres precisam acreditar que são capazes,” afirma. Esta confiança é essencial para superar os desafios impostos por uma sociedade ainda permeada pelo preconceito de gênero.

Vera reconhece os desafios, como o receio das mulheres em participar da política, mas deixa uma mensagem encorajadora: “Mulheres, se nós soubéssemos a relevância e o impacto que nós podemos trazer para a política, teríamos muito mais mulheres envolvidas.”

Sobre a evolução da participação feminina na política, a republicana vê como um avanço fundamental. “A mulher ativa na política não está lutando somente por direitos e pautas importantes para si, mas abrangendo aspectos sociais, econômicos e institucionais no geral”, comentou Vera, apontando que essa perspectiva amplia o impacto positivo da participação feminina nas decisões políticas. Já em relação à representação feminina em cargos de liderança, ela afirma ser fundamental para uma política mais justa e abrangente. “A representação feminina tem grande importância, pois reflete uma governança e gestão mais equitativa e eficiente.”

Sua trajetória pessoal, marcada por um forte envolvimento em causas sociais, influenciou significativamente sua decisão de se envolver com o Mulheres Republicanas. “Sempre estive envolvida com trabalhos sociais e tenho uma vontade muito grande de poder fazer mais pelas pessoas,” compartilha Vera.

O evento “Mulher, Tome Partido”, em São José, foi um marco na mobilização e inspiração para a participação feminina. “Reunimos 300 mulheres no município de São José abordando a importância de a mulher participar da política,” relembra.

Para as eleições de 2024, serão 365 pré-candidatas em todo o estado, entre elas: Deise, à Prefeitura de Laguna, e Adriana Lumma, para vice-prefeita. Pré-candidaturas que demonstram a força e a diversidade das republicanas prontas para transformar suas comunidades.

Com 40 executivas municipais estruturadas, também com vistas às eleições, o Mulheres Republicanas de Santa Catarina está preparado para fazer história, promovendo um futuro mais inclusivo e representativo.

Por Ascom Mulheres Republicanas Nacional
Fotos: Arquivo Pessoal

Reportar Erro
Send this to a friend