Doação de sangue: republicanas se mobilizam para salvar vidas em todo o país

Republicanas têm se mobilizado para doar e sensibilizar a população sobre a importância do ato

Publicado em 14/6/2024 - 19:55

Brasília (DF) – Em alusão ao junho vermelho, mês de conscientização à doação de sangue regular e voluntária, republicanas têm se mobilizado para doar e sensibilizar a população sobre a importância desse ato de solidariedade e cidadania, que salva milhares de vidas.

Incentivando o voluntariado, a republicana vice-presidente da Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus (BA), vereadora Tia Adriana, escreveu em suas redes sociais: Neste mês especial, celebramos a importância da doação de sangue. Um gesto simples que pode fazer toda a diferença para quem precisa. Doe sangue, espalhe esperança e ajude a salvar vidas. Juntos, podemos fazer a diferença”.

Como médica, a deputada estadual de Sergipe, republicana Dra. Lidiane Lucena, fez questão de citar o seu exemplo: Sou doadora e tenho familiares que foram salvos graças a esse gesto incrível de solidariedade. Então, você que ainda não é doador, abrace essa causa. Especialmente neste mês de junho, em que há um grande número de festividades e uma tendência de crescimento do número de acidentes, o que aumenta, também, a demanda nos bancos de sangue.

Doação durante o ano inteiro

A atuação das republicanas na realização de campanhas de doação de sangue não é restrita ao mês de junho. O movimento Mulheres Republicanas de Santa Maria (RS), por exemplo, promoveu a ação “Quem é 10, Doa Sangue”, para ajudar o Hemocentro da cidade, semanas antes das enchentes que atingiram o estado.

O grupo de doadores incluiu o presidente do partido no município, vereador Alexandre Vargas, e a secretária municipal do Mulheres Republicanas, Catieli Cardoso, que destacou a importância da ação: “Em momentos como este, é essencial que nos unamos para ajudar. Nosso Hemocentro precisa de doações para atender a demanda e é um orgulho ver tantas pessoas dedicando seu tempo e esforço para salvar vidas”.

Segundo uma das voluntárias, Liciane Ribeiro, “participar da doação foi muito gratificante. Saber que podemos fazer a diferença na vida de alguém nos motiva a continuar com ações como essa. Doar sangue nos inspira, ainda mais, a sermos solidários”.

Requisitos para doação de sangue:

– Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal). Após os 60 anos, é necessário já ter doado anteriormente;
– Apresentar documento original com foto;
– Pesar acima de 50 kg;
– Não estar em jejum. Fazer refeições leves e evitar alimentos gordurosos no dia da doação. Aumentar a ingestão de líquidos;
– Não consumir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação.

 

Por Ascom – Mulheres Republicanas Nacional

Reportar Erro
Send this to a friend