Jhonatan de Jesus é eleito ministro do TCU com 239 votos

“Não serei um ministro que veio da Câmara, mas um membro da Câmara no TCU”, afirma republicano

Publicado em 2/2/2023 - 13:45

Brasília (DF) – A Câmara dos Deputados elegeu, nesta quinta-feira (2), o republicano Jhonatan de Jesus (RR) para ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) com 239 votos. Jhonatan defende o diálogo como principal ferramenta de trabalho à frente do novo cargo e argumenta que o TCU é um espaço para compreensão dos trâmites necessários à boa gestão.

“O TCU não existe para punir. Seu papel é auxiliar, fiscalizar e orientar para que todo o processo esteja de acordo com a lei e exigências técnicas. Temos que fazer um julgamento técnico adequado, sem que isso se transforme em julgamento político”, afirmou.

Na avaliação de Jhonatan, os sistemas de controle têm que ser fortes e transparentes a serviço da verdade e nunca como instrumento de perseguição política. Ele afirma que erros técnicos não podem ser interpretados como mera intenção de cometer delitos e utilizados na criminalização da política.

“Ninguém, sob minha orientação, vai ser condenado baseado nos interesses de grupos ou pessoas que queiram transformar o TCU numa arena de perseguição política aos seus adversários políticos”, adiantou.

Para o líder Hugo Motta (PB), a escolha da Câmara valida o espírito de diálogo e união defendido por Jhonatan de Jesus. “O republicano está no quarto mandato. Foi presidente da Comissão de Minas e Energia e líder da nossa bancada duas vezes. Ele tem a reputação, a experiência e os conhecimentos necessários para aliar a técnica ao desejo de auxiliar os gestores nas melhores decisões”, comentou.

Por fim, Jhonatan agradeceu ao apoio do presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL), e ao conjunto de todos os líderes das bancadas dos 13 partidos que subscreveram sua indicação. “Vossas excelências terão neste deputado um representante que tem a visão desta Casa. Não serei um ministro do TCU que veio da Câmara, mas um membro da Câmara no TCU”.

Texto: Fernanda Cunha, com edição de Mônica Donato / Ascom – Liderança do Republicanos
Foto: Douglas Gomes

Reportar Erro
Send this to a friend