O voto que separa o joio do trigo

Artigo escrito pelo líder do Republicanos na Câmara, deputado federal Vinicius Carvalho (SP)

Publicado em 26/10/2022 - 15:13

Os últimos dias que antecedem as eleições são de extrema importância porque neles está contido o futuro de todos os brasileiros. E é preciso que o eleitor não se deixe envolver por acontecimentos relacionados a qualquer integrante de partidos aliados dos candidatos, afinal a responsabilidade de quem transgride leis é exclusivamente do próprio autor. É fundamental separar o joio do trigo.

É claro que a oposição sempre tenta se privilegiar de qualquer fato negativo para impulsionar sua campanha, mas ao eleitor cabe buscar informações verdadeiras, analisar a questão, discernir, avaliar responsabilidades e então se posicionar. Toda e qualquer decisão necessita de fundamento.

O próprio presidente Jair Bolsonaro já deixou claro que repudia as falas do ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB) contra a ministra Carmen Lúcia e sua ação contra agentes da Polícia Federal. É claro, que houve uma avalanche de opiniões sobre o assunto. Todas cabíveis e justas, ainda mais quando a questão ultrapassa o desobedecer as medidas de prisão domiciliar, indo de encontro à violência.

É evidente que o fato ocorrido causa perplexidade e repulsa. A reação violenta de um ex-deputado federal ou de quem quer que seja contra agentes da Segurança Pública jamais deve ser aceita. Como diz a nota da Federação Nacional dos Policiais Federais, trata-se de um atentado contra o próprio Estado e uma ofensa à ordem jurídica. Qualquer inconformidade em face de decisões judiciais deve ser demonstrada nos próprios autos, nos termos da Constituição Federal, e nunca através do exercício arbitrário. Por isso mesmo não pode ficar impune. A democracia exige essa postura.

Não queremos chegar à importante eleição de 2022 aos trancos e barrancos. Buscamos a serenidade para escolher quem vai governar o nosso país nos próximos quatro anos, dentro do contexto de crescimento da economia e de defesa da família. Para isso, é imprescindível saber que, metaforicamente, o trigo produz fruto de fidelidade e domínio próprio. O joio produz tribulações.

*Os artigos publicados no Portal Republicanos são de responsabilidade de seus autores

Foto: Douglas Gomes

Reportar Erro
Send this to a friend