A iniciativa é de autoria da vereadora e secretária estadual do Mulheres Republicanas Pernambuco, Ana Lúcia
Publicado em 28/3/2022 - 08:00
Atualizado em 29/3/2022 - 14:08
Recife (PE) – A vereadora da cidade do Recife e secretária estadual do Mulheres Republicanas, Ana Lúcia, protocolou projeto de lei que propõe a criação da campanha ‘Pare de dirigir teclando’, com o objetivo de coibir que motoristas possam se envolver em acidentes de trânsito devido ao uso proibido do celular enquanto dirigem.
“Muitas vezes as pessoas não têm noção dos riscos que estão correndo quando usam o celular enquanto dirigem, e isso as leva a banalizar essa atitude. De acordo com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, o uso do celular é responsável, em média, por 57% dos acidentes na faixa etária dos 20 aos 39 anos, são acidentes que poderiam ter sido evitados, e essa triste constatação só destacaa necessidade de reforçar a conscientização sobre o uso do celular no volante, e essa é a nossa proposta”, pontuou a vereadora.
Segundo a parlamentar, o projeto propõe que a campanha seja realizada através de publicidade, propagandas, eventos e ações com o objetivo de conscientizar, sensibilizar, envolver, mobilizar e orientar a população sobre os riscos causados pela prática de dirigir teclando no celular.
De acordo com o documento ‘Riscos do uso do telefone celular na condução de veículos automotores’, lançado pela Associação Brasileira de Medicina no Tráfego, a Abramet, digitar uma mensagem de texto enquanto se conduz um veículo à 80 Km/h, equivale a dirigir com os olhos vendados por cerca de 100 metros.
Iniciativas educacionais combinadas com medidas de conscientização, que devem ser adotadas pelas autoridades e pela sociedade em geral, estão entre as recomendações da Associação para incentivar uma nova conduta por parte dos motoristas.
Texto: Ascom – vereadora Ana Lúcia
Edição: Ascom – Mulheres Republicanas Nacional
Foto: cedida

