A republicana destaca as causa e tratamento para o combate ao câncer de colo de útero
Publicado em 21/3/2022 - 08:00
São Luís (MA) – O câncer do colo do útero ainda é a quarta causa de morte entre as mulheres, afirma o Instituto Nacional de Câncer. Devido a isso, e em alusão a campanha de conscientização e combate ao câncer de colo de útero, a vereadora Rosana da Saúde pontua questões importantes sobre a campanha nacional.
A republicana aponta que a prevenção é o ponto central para diminuir o número de casos. Ela defende o papel das vacinas contra o HPV, vírus responsável pela doença, disponível para as meninas de 9 a 14 anos nos postos de saúde. Exames de rotina também são outro fator de interesse.
“Não podemos esquecer de sempre estar em dia com os exames preventivos como o Papanicolau, que todas as mulheres devem realizar periodicamente. O câncer de colo de útero é uma doença com desenvolvimento lento, podendo não apresentar sintomas em sua fase inicial. Aí reside o grande desafio: diagnosticá-la de forma precoce, aumentando assim, as chances de cura”, pontua a vereadora.
O câncer de colo de útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. É causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). A infecção por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. A principal forma de prevenção, é a vacina contra o HPV, podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero.
Texto: Ascom – vereadora Rosana da Saúde
Edição: Ascom – Mulheres Republicanas Nacional
Foto: cedida

