Cleide Hilário incentiva combate à violência contra a mulher

A vereadora usou a tribuna para falar sobre a importância da Lei Maria da Penha e os desafios enfrentados pelas mulheres goianas

Publicado em 12/8/2021 - 08:00

Anápolis (GO) – A vereadora republicana de Anápolis, Cleide Hilário, lembrou a importância do “Agosto Lilás”, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, durante sua fala na tribuna, na última segunda-feira (9). A republicana destacou também a importância dos 15 anos da Lei Maria da Penha para o país.

“Esses 15 anos da Lei Maria da Penha representam um marco histórico para nós mulheres. Esta Lei nasceu depois de muito sofrimento, de muitas perdas e de muita tristeza. Quantas mulheres precisaram sofrer por não existir uma lei que as amparassem? ”, disse a vereadora.

Em fevereiro, a Câmara Municipal de Anápolis aprovou, por unanimidade, o projeto de autoria da republicana que propõe a criação da Procuradoria Especial da Mulher. O projeto já está em pleno funcionamento, com atendimento jurídico às mulheres vítimas de violência doméstica, além de receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de violência e discriminação contra a mulher. O projeto também tem parceria com o patrulhamento da Ronda Maria da Penha.

Para Cleide Hilário, é importante que os órgãos públicos movimentem essa ação para conscientizar a população. “Enquanto vereadora, quero sempre ter espaço para falar e conscientizar a população sobre a importância de proteger as mulheres. A proposta da procuradoria é ajudar, atender, acolher, conscientizar mulheres e punir os agressores. Campanhas como esta, do “Agosto Lilás”, são importantes para a disseminação de informação e prevenção da violência contra a mulher. Vamos continuar lutando, juntas! ”, disse a republicana.

Números da violência no Goiás

O Estado de Goiás teve, somente nos seis primeiros meses de 2021, mais de 5,2 mil registros de agressões às mulheres. O número é cerca de 3% maior do que o registrado no primeiro semestre do ano passado (2020), com 5.092 crimes de lesão corporal, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO)

Os índices de agressão também foram altos nos demais meses do 1º semestre do ano: foram 784 registros em fevereiro; 786 em março e 872 em abril. Maio e junho registraram 984 e 817 crimes deste tipo, respectivamente. Os dados acerca do feminicídio no Estado também não são animadores. Até agora, 22 mulheres tiveram a vida ceifada em 2021.

A vereadora finalizou seu discurso dizendo que existe uma grande luta pela frente e que seu objetivo é dar voz para que todas tenham coragem de se libertar. “O nosso maior desafio é, sem dúvida, conscientizar as vítimas para que elas possam denunciar. Vamos tentar mudar essa realidade triste que vivemos”, disse.

Fonte: SSP- GO
Texto: Ascom Cleide Hilário
Edição: Ascom – Mulheres Republicanas Nacional
Foto: cedida

 

Reportar Erro
[gravityform id="12" title="false" description="false" ajax="true" tabindex="49"]
Send this to a friend