Francisca Motta (LICENCIADA)

Francisca Motta (LICENCIADA)

| Deputada Estadual (PB)

Total de 40.230 VOTOS

Biografia

Francisca Gomes Araújo Motta, nasceu em Catolé do Rocha (PB), no dia 18 de maio de 1941. Em 1951 mudou-se para o município de Patos. Casou aos 16 anos com Edvaldo Motta e teve uma filha. Formada em História e Pedagogia foi representante do município de Patos, em João Pessoa.

Iniciou sua carreira política após a morte do seu marido, o então deputado federal Edivaldo Motta, no ano de 1992.  Foi eleita vice-prefeita de Patos no mesmo ano. Durante a gestão, chegou a ocupar o cargo de prefeita interina.

Em 1994, renunciou ao cargo de vice-prefeita para se lançar candidata a deputada estadual da Paraíba. Foi eleita pela primeira vez com 16.800 votos, e sendo então sucessivamente reeleita por mais quatro mandatos consecutivos com expressivas votações.

No ano de 1996, se afastou do cargo de deputada, para sair candidata à prefeita de Patos, mas não obteve êxito. Após a derrota, retornou ao seu mandato de deputada estadual, sendo responsável pela criação de muitos projetos em benefício de Patos e região. Foi eleita vice-presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba e chegou a ocupar a presidência temporariamente, sendo a primeira mulher a está à frente de ambos os cargos.

Nas eleições municipais de 2012, se afastou novamente do seu mandato de deputada para concorrer pela segunda vez à Prefeitura de Patos, sendo desta vez eleita com 28.407 votos (53,81% dos votos válidos). Com a sua vitória, passou a ser a segunda mulher a governar a cidade.

Nas eleições 2022, Francisca foi eleita pela sexta vez para o cargo de deputada estadual pelo Republicanos com 40.230 votos.

Em dezembro de 2023, se licenciou do cargo por 120 dias.