Celso Russomanno

Deputado Federal (Republicanos-SP)

Celso Russomanno
contatos
Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados Gabinete: 960 - Anexo: IV CEP: 70160-900 - Brasília - DF

(61) 3215-5960

REDES SOCIAIS

Celso Ubirajara Russomanno nasceu em São Paulo (SP) no dia 20 de agosto de 1956. É jornalista, bacharel em Direito, especializado em defesa do Direito do Consumidor. Deputado Federal em seu quinto mandato, teve a maior votação do país no ano de 2014, com 1.524.286 votos. No Congresso Nacional, foi autor de projetos de leis para a melhoria do Código de Defesa do Consumidor e presidente da Frente Parlamentar da Polícia Federal durante 14 anos.

Como repórter de telejornais em diversas emissoras de televisão, Celso Russomanno encontrou no microfone não apenas uma ferramenta para informar, mas um aliado em defender os direitos dos cidadãos. Foi repórter da Rádio Manchete, Rádio Record, Rádio Bandeirantes, TV Gazeta, SBT (Aqui Agora), Rede Record (Cidade Alerta), Rede Bandeirantes, Rede TV e Rádio Tupi, Rede Brasil, CNT e Rede Record (Balanço Geral). Como Jornalista, apresentou vários programas de TV, entre eles: “Circuito Night and Day”; Programa Night Clip”; “Aqui e Agora”; “Cidade Alerta”; “Prá Valer”; e “Programa Celso Russomanno”.

Devido às circunstâncias da morte de sua esposa Adriana, nos anos 90 passou a fazer denúncias de imperícia, imprudência e erro médico. E transformou seu programa de variedades em um programa de defesa dos direitos das pessoas vítimas de todo tipo de abuso. Nesta época, foi convidado por dois diretores do SBT para ajudar na criação do Programa Aqui Agora.

Apresentou o Programa Jogo do Poder pela CNT; e o Programa Celso Russomanno pela TV Gazeta. Atualmente apresenta o quadro Patrulha do Consumidor, nos Programas Hoje em Dia e Cidade Alerta – pela Record TV, veiculado em todo o Brasil e mais 160 países. Iniciou sua carreira no rádio ainda mais cedo, em 1986, tendo trabalhado nas principais emissoras de São Paulo.

Autor de várias obras sobre Direito do Consumidor, escreve para 23 veículos de comunicação. Líder de audiência com reportagens em defesa do consumidor, desde a década de 1990, Celso Russomanno é reconhecido nas ruas como uma pessoa que se preocupa com as condições da população.

Atualmente, é presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul), do qual é membro atuante desde 1996 e já criou várias legislações de Defesa do Consumidor vigentes na Argentina, Uruguai e Paraguai.

Entre suas atividades anteriores, podemos destacar funções de extrema responsabilidade exercidas pelo parlamentar. Celso Russomanno trabalhou no Departamento de Trânsito de São Paulo, foi comissário de menores e chefe do plantão central do Juizado de Menores de São Paulo, foi assistente da Divisão de Transportes do Palácio do Governo, trabalhou no gabinete do Governador do Estado de São Paulo, foi chefe da Representação do Gabinete da Vice-Presidência da República em São Paulo e assessor no Ministério das Minas e Energia.

Como Deputado Federal foi presidente da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) e da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC); membro da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC); membro da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI); membro e Tesoureiro do Parlamento Latino Americano (Parlatino); membro do Grupo Parlamentar Brasil – União Européia; chefe de Delegação de várias missões representando o Brasil no exterior; autor e relator de vários Projetos e Leis, que alteram o Código de Defesa do Consumidor e a Legislação correlata; membro da Comissão do Código Brasileiro de Trânsito; membro da Comissão que elaborou o Novo Código Civil; relator da Lei de Arbitragem; relator do Estatuto do Torcedor; relator do Estatuto da Pessoa com Deficiência; entre diversas outras.

Especialista em Direito do Consumidor organizou, no Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso, o Sistema Nacional de Política e Defesa do Consumidor. Relatou e presidiu a aprovação do Código Latino Americano de Defesa do Consumidor e do Usuário, em Guayaquil – Equador. Com as principais medalhas do país foi condecorado: Exército, Marinha e Aeronáutica.
Em 2018 foi o líder da bancada de 22 parlamentares do Republicanos na Câmara dos Deputados.

Nas Eleições 2018 foi reeleito deputado federal pelo Republicanos São Paulo com 521.728 votos.

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.