Augusto Coutinho

Augusto Coutinho

| Deputado Federal (PE)

Total de 77.817 VOTOS

Biografia

Augusto Rodrigues Coutinho de Melo, nasceu no dia 22 de outubro de 1962, em Recife, Pernambuco. É formado em engenharia civil. Integrou conselhos e sindicatos da categoria, antes de iniciar na vida pública.

Com atuação propositiva e espírito conciliador, conquistou reconhecimentos na política nacional, como os títulos Liderança Política Influente e Cabeça do Congresso. Também foi condecorado com a Medalha do Mérito José Mariano.

Augusto Coutinho é autor da Nova Lei da Adoção, promulgada em 2017. Também é autor do Projeto de Lei da Busca Ativa e do Projeto de Lei que estabelece a Política Nacional de Manutenção Predial, ambos em discussão no Congresso.

Sob sua relatoria foi construída a Nova Lei de Licitações, aprovada na Câmara Federal.

Ainda como deputado federal, foi líder da bancada do Solidariedade e presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC).

Augusto Coutinho integra a Comissão Mista da Reforma Tributária; integrou a Comissão Especial que discutiu a reforma política, na qual apresentou projeto de unificação do calendário eleitoral, além de ter participado nas CPIs da Petrobras e do BNDES.

Augusto Coutinho tem passagens pelo Executivo e Legislativos municipal e estadual. Foi vereador do Recife em duas ocasiões e Secretário de Governo da Prefeitura do Recife duas vezes.

Na Assembleia Legislativa de Pernambuco exerceu três mandatos consecutivos.

É resultado de sua atuação a CPI de Combate à Sonegação Fiscal no Setor de Combustível. Desta Comissão nasceu a Lei dos Combustíveis, de autoria de Augusto Coutinho, que implantou regras para regulamentar o segmento.

Ainda como deputado estadual, Augusto Coutinho foi autor da Lei Estadual de Manutenção Predial.

Nas Eleições 2018, foi reeleito deputado federal por Pernambuco com 77.817 votos.

Filiou-se ao Republicanos em março de 2022.