Álvaro Dias

Álvaro Dias

| Prefeito de Natal (RN) | Presidente Estadual (RN)

Total de 194.764 VOTOS

Biografia

Álvaro Dias é médico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e filho do ex-deputado Adjuto Dias. É pai de seis filhos e casado com a juíza Amanda Grace Diógenes Dias.

Começou a sua vida pública em 1988, a convite do ex-prefeito de Caicó e ex-deputado Manoel Torres de Araújo, ao lado de quem foi eleito vice-prefeito naquele ano e auxiliar nomeado para a Secretaria Municipal de Saúde, com trabalho de grande repercussão nas áreas de prevenção e assistência médica.

Em 1990, disputou e se elegeu para o primeiro mandato de deputado estadual. Já em seu primeiro ano de atuação, foi escolhido o Parlamentar do Ano pelos jornalistas que cobrem os trabalhos na Assembleia Legislativa do RN.

Reeleito deputado estadual em 1994, Álvaro Dias passou a integrar a Mesa Diretora da Casa, exercendo o cargo de 1º Secretário. Dois anos depois, elegeu-se Presidente da Assembleia Legislativa, por unanimidade, sendo o mais jovem deputado eleito Presidente da Casa.

Chegou a exercer interinamente, no período de 2 a 10 de janeiro de 1998, o cargo de governador do Rio Grande do Norte. No mesmo ano, conquistou nas urnas o seu terceiro mandato de deputado estadual.

Em 2002, foi eleito deputado federal, assumindo logo no primeiro ano do mandato, a coordenação da bancada federal do Rio Grande do Norte no Congresso Nacional. Em 2006, foi candidato a deputado estadual e retornou ao plenário da Assembleia Legislativa. Em 2014, conquistou o seu quinto mandato de deputado estadual. Em 2016, integrou a chapa encabeçada pelo prefeito Carlos Eduardo e foi eleito vice-prefeito de Natal.

Em abril de 2018, tomou posse como prefeito da capital potiguar, após a renúncia do antigo prefeito. Com um mandato de expressiva aprovação popular, disputou e conquistou a reeleição para a Prefeitura de Natal em primeiro turno, com 194.764 votos (equivalentes a 56,58% do total), derrotando outros 13 candidatos.

Se filiou ao Republicanos em 2022 e também assumiu o comando do partido no estado.