Danniel Librelon

Danniel Librelon

| Deputado Estadual (RJ)

Total de 80.970 VOTOS

Biografia

Danniel Librelon Dias de Castro, nasceu no dia 17 de maio de 1983, em Monte Claros (MG). É um dos quatro filhos de Silvino Dias e Márcia Librelon. É casado há quase duas décadas com Vanessa Biezon.

Escolheu há mais de 10 anos o estado do Rio de Janeiro para viver. Antes de assumir um cargo no Legislativo Fluminense, Librelon se dedicava a projetos sociais com foco na recuperação da dignidade de pessoas em situação de vulnerabilidade social, moradores de rua e dependentes químicos.

Formado em Gestão Pública pela Universidade Estácio de Sá, Librelon concorreu pela primeira vez as eleições no ano de 2018, sendo eleito com 63.767 votos para ocupar uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, ficando entre os 10 parlamentares mais votados do estado. Nas eleições de 2022 foi reconduzido ao cargo com 80.970 votos. Librelon, um deputado jovem e conservador, defende os valores que regem o evangelho, a família e o bem-estar de toda a população fluminense.

Acredita que humanizar é a melhor forma de representar, por isso, entre as suas principais bandeiras estão: a humanização, população em situação de rua, os desaparecidos, a defesa e proteção dos direitos da mulher e das crianças. Librelon chegou ao parlamento trazendo consigo uma vasta experiência em cuidar de pessoas.

Já coordenou grandes projetos sociais que alcançaram milhares de jovens que se encontravam sem perspectiva de vida, por meio de cursos, atividades culturais, sociais e esportivas. Atuou no projeto “Anjos da Madrugada”, que resgata e auxilia moradores de rua, e no projeto “Os Adotados”, visando a ressocialização das pessoas em situação de rua, inserindo no mercado de trabalho, ao seio familiar e resgatando assim a dignidade.

Na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, tem atuação baseada em um mandato participativo, definindo seu posicionamento frente a matérias legislativas baseado nos interesses da população, com mandato permeia sobre o conceito da Humanização em todas as esferas das políticas públicas.

Foi presidente das frentes parlamentares de Humanização e Atenção dos Atendimentos nos Serviços Públicos em Geral e de Defesa do Produtor Rural. Também atuou como presidente na Comissão Permanente de Prevenção ao uso de Drogas e Dependentes Químicos em Geral e na Comissão Especial para discutir e analisar o problema crescente da população em situação de rua e traçar uma radiografia atualizada da questão no Estado.

Sua primeira Lei aprovada foi a nº 8471/19, que alterou o anexo da Lei 5465/10 e incluiu no calendário oficial do estado a Semana Estadual da Visibilidade da Pessoa em Situação de Rua.

Outras leis que são de autoria do deputado são o Projeto de Lei nº 1102/19, que trata sobre o Programa de Capacitação e Aprimoramento dos Servidores Públicos do Estado; e a Lei nº 8819/20, que determina sobre a elaboração e divulgação de campanhas e materiais informativos a respeito da infecção pelo Coronavírus (Covid-19) e as formas de prevenção direcionadas à população em situação de rua no Estado do Rio de Janeiro.

Cabe destacar mais uma lei de sua autoria que foi sancionada pelo governo, a Lei 8942/20, que autoriza o Poder Executivo a promover ampla divulgação dos locais que estão abrigando, em situação emergencial, a população em situação de rua, o número de vagas disponíveis, bem como a unidades de acolhimento para pernoite temporária ou moradia provisória, durante a pandemia no estado.

No âmbito de coautor, Librelon já teve mais de 200 lei aprovadas. Além de importantes propostas que tramitam na Câmara. Uma delas, é o PL 1597/19 que dispõe sobre a humanização no Atendimento da Área da Saúde Pública Estadual. A lei foi sancionada e depois, a se tornou a Lei 9380/2021.

O parlamentar é líder da Bancada do Republicanos na Alerj, além de estar na liderança do Bloco Aliança, uma união de 13 deputados governistas, formando a segunda maior bancada da Casa Legislativa. Librelon também foi escolhido como coordenador do Parlamento Juvenil. Também foi reeleito por unanimidade para a presidência da Comissão de Prevenção ao Uso de Drogas e Dependentes Químicos em Geral, e está na Vice-presidência da Comissão de Economia, Indústria e Comércio.

Já teve dois projetos sancionados em 2023. Um deles, é a Lei 9.973/23, onde o Estado do Rio de Janeiro terá a Política Estadual de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Acumulação – Síndrome de Diógenes. A norma visa oferecer suporte para pessoas que vivem em situação de insalubridade.

Confira todas as matérias AQUI.