Fundação Republicana Brasileira discute Cenários e Desafios para 2024 em Goiânia

Capital goiana contou com a presença de representantes da FRB e terá nova coordenação da instituição no estado

Publicado em 22/5/2023 - 15:24 Atualizado em 5/6/2023 - 14:52

Goiânia (GO) – A Fundação Republicana Brasileira (FRB) realizou, na última sexta-feira (19), no auditório do SecoviGoiás, em Goiânia (GO), mais uma edição do FRB Perto de Você com o tema: Cenários e Desafios para 2024. O evento contou com a presença do presidente da FRB e ex-vereador por Goiânia, Rusembergue Barbosa, e teve a parceria do gabinete da vereadora de Goiânia, Sabrina Garcez (Republicanos-GO), que vai assumir a coordenação local da instituição. O evento reuniu políticos, assessores, filiados e dirigentes do Republicanos Goiás.

O encontro teve o objetivo de apresentar uma visão das dificuldades e oportunidades para as eleições municipais de 2024, a partir do impacto que as novas tecnologias estão causando na construção das narrativas políticas.

Sabrina Garcez abriu o evento agradecendo aos presentes e destacou a importância da FRB em Goiânia. “Essa é só a nossa primeira ação de formação e capacitação política. Agora vamos levar a Fundação para o estado todo fazendo eventos regionais, eventos específicos para que a gente tenha um Republicanos cada vez mais forte aqui em Goiás”, apostou a vereadora goianiense.

Ao apresentar a estrutura e os cursos da instituição, que oferecem apoio para os políticos do partido, o presidente Rusembergue Barbosa elogiou a vereadora e disse que está trazendo a instituição para Goiás a pedido do presidente nacional do Republicanos, o deputado federal Marcos Pereira (SP).

De acordo com Rusembergue Barbosa, a FRB já atendeu 30 mil partidários em cursos de formação política, nos 16 anos de existência. Ele recordou que a agremiação é o único partido brasileiro que tem uma faculdade credenciada no Ministério da Educação, oferecendo cursos de graduação em Ciência Política, Gestão Pública e Direito, além de pós-graduação.

Por vídeo, o presidente do partido deixou mensagem aos presentes: “Essa ação faz parte do importante trabalho de capacitação que a Fundação Republicana Brasileira faz nos estados e municípios já com o foco nas eleições do ano que vem”, esclareceu Marcos Pereira.

O deputado federal Jefferson Rodrigues (Republicanos-GO) saudou os presentes destacando a grande responsabilidade de Sabrina Garcez ao assumir a coordenação da FRB no estado. Segundo o congressista goiano, o objetivo da Fundação é qualificar os presidentes municipais, vereadores, secretários municipais, os estaduais, federais com uma visão de vanguarda política. “Não é uma caminhada fácil, mas vamos chegar ao ponto em que precisaremos de alugar um teatro para realizar formação aqui em Goiás”, apontou Rodrigues.

Vereador de Aparecida de Goiânia, segunda maior cidade da região metropolitana de Goiânia, Marcos Miranda (Republicanos-GO) disse que participar do encontro foi motivo de muita alegria já que a instituição tem ajudado o país a crescer. “Nossa principal busca é por conhecimento e o Republicanos é o único partido em que nós buscamos nos capacitar para atender a população. O que aprendermos aqui, levamos para a nossa cidade”, ensinou.

Outro que saiu satisfeito foi o vereador de Uruaçu, na região norte de Goiás, Edivaldo França (Republicanos-GO). Ele disse que sai da formação com a bagagem maior para levar ao seu município. “Num evento desse, além de trocar informações com os colegas, a gente recebe muito conhecimento para levar para nossa comunidade”, comemorou.

Palestras

As palestras ficaram a cargo do cientista político Fábio Vidal e do comunicólogo Gilmar Arruda, ambos professores da FRB. Fábio Vidal é graduado em Ciência Política pela UnB e mestre em sociologia e Gilmar Arruda é Publicitário, graduado pelo Mackenzie -SP, com pós-graduação em Planejamento Digital pela Faculdade Impacta de Tecnologia e em Publicidade e Mercado pela USP.

Ao alertar que o pleito municipal de 2024 já está em andamento, os acadêmicos falaram sobre estratégias de marketing político digital e pessoal para criar conexão com o eleitor.

Abordaram aspectos da criação de conexões com o eleitor, a partir de marcas fortes e entrega de soluções para a vida das pessoas. Sobre aspectos da construção de narrativas, falaram do uso das novas tecnologias nas campanhas, da importância da política “olho no olho” e da coerência no discurso, sobre polarização, além do cuidado necessário com as “fake news”, as famosas mentiras nas redes sociais.

Texto: Ascom – vereadora Sabrina Garcez
Fotos: Flickr FRB

Reportar Erro
Send this to a friend