Bancada republicana se une para comemorar 75 anos da criação de Israel

Sessão Solene é iniciativa de Marcos Pereira e de Gilberto Abramo, que ressaltam as relações de amizade entre as duas nações

Publicado em 11/5/2023 - 09:47 Atualizado em 22/11/2023 - 15:32

Brasília, DF – Por iniciativa do presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP), e do deputado Gilberto Abramo (Republicanos – MG), o plenário da Câmara comemorou os 75 anos de criação do Estado de Israel. “Foi com o intuito de celebrar e, sobretudo, confirmar o estreitamento dos laços de amizade e de cooperação entre Brasil e Israel que solicitei a realização desta sessão solene”, diz Marcos Pereira, durante a solenidade, nesta quarta-feira (10).

Marcos Pereira lembra que as boas relações entre os países datam desde a criação de Israel, em 1948. “ O Brasil faz parte da história do Estado de Israel desde o seu início, após um complexo processo de negociação internacional, que envolveu lideranças mundiais e também a Organização das Nações Unidas, mas que contou ainda com a participação crucial do Brasil, personificada na figura do então chanceler brasileiro, o diplomata Oswaldo Aranha”, afirma.

Para o deputado Gilberto Abramo, Israel tem uma trajetória de esperança, de fé, de superação e de exemplo. “As contribuições de Israel servem de inspiração para todos os outros países, principalmente para o Brasil de que é possível transformar e alcançar elevados níveis de crescimento”, diz.

Abramo observa a “excepcional performance” do povo que enfrentou grandes dificuldades ao longo de sua história como a diáspora, perseguição religiosa, guerras, carências de recursos estruturais. No entanto, combinando tradição e inovação, é hoje um país industrializado, como base em uma intensa pesquisa e desenvolvimento de sofisticados processos tecnológicos, ferramentas e máquinas em todos os campos.

“A era da tecnologia da informação colocou a economia de Israel e, particularmente, sua indústria de alta tecnologia, na vanguarda do desenvolvimento mundial, sendo classificada, de acordo com especialistas da ONU, entre as melhores do mundo”, afirma Abramo, que é o atual presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Israel, presidido na última legislatura por Marcos Pereira.

Na avaliação do embaixador de Israel, Daniel Zohar Zonshine, a palavra que mais define o povo de israel é “luta”. “A necessidade de lutar para existir é algo que caracteriza o nosso povo ao longo dos anos. Para existir, progredir, enfrentar as condições ambientais e confrontar os inimigos”, ressalta.

O embaixador agradece a homenagem. “Aqui, nesta Casa e no Brasil todo, recebemos abundância de amizade, de cooperação e amor. Há muitas pessoas que dedicam tempo para ajudar na luta de Israel, e nós, israelenses, apreciamos isso”, diz.

Falando em nome do partido, o republicano Marcelo Crivella (RJ) afirma que Israel “não apenas sobreviveu, mas floresceu”, com coragem, determinação e capacidade de se reerguer das cinzas. “O espírito inovador de Israel e suas contribuições ficarão marcadas para sempre. Proclamo para todo o Brasil que estamos ao lado de Israel todo o tempo garantido que a paz em Israel seja também a paz de cada um de nós”, finalizou.

Além da bancada republicana, estiveram presentes parlamentares de várias legendas, representantes da sociedade e o diretor a Confederação Israelita do Brasil, Conib Sergio Napchan. A solenidade foi encerrada com apresentação instrumental de um quarteto de cordas.

Texto: Fernanda Cunha, Ascom – Liderança do Republicanos
Foto: Douglas Gomes

Reportar Erro
Send this to a friend