15 de março – Dia mundial do consumidor

Vinicius Carvalho é advogado especialista em Direito do Consumidor

Publicado em 07/03/2013 - 00:00

Ao falar sobre direitos do consumidor, muitos ainda pensam que nada foi feito. Constantemente, tomamos conhecimento de que os direitos dos consumidores têm sido desrespeitados por alguns fornecedores (maus profissionais e empresários) que, diante do crescimento econômico do país, insistem na prática ultrapassada da vantagem acima de tudo.

O que nos leva nessa jornada pela disseminação desses direitos aos cidadãos é saber que eles estão ávidos por esse conhecimento. Quando falo cidadãos, refiro-me a consumidor e fornecedor.

Já está mais do que provado que o que faz a economia de um país ficar forte é o crescimento do consumo interno. Esse crescimento gera empregos, desenvolvimento social e econômico. Assim, percebemos o quão importante é o consumidor dentro da cadeia produtiva de uma sociedade. Consumo gera riqueza para o país e bem estar social para o cidadão.

Portanto, todos nós cidadãos de bem temos muito a comemorar nesta data. Devemos fazer uma reflexão sobre qual a postura que temos adotado para consolidar a aplicabilidade de uma relação de consumo harmoniosa e eficaz.

“O Código de Defesa do Consumidor não veio privilegiar alguns em detrimento de outros. Mas, sim, harmonizar a relação entre desiguais, para fazer a sociedade mais justa e ideal para se viver.”

*Vinicius Carvalho é advogado especialista em Direito do Consumidor

Reportar Erro