Semana Republicana – 14 de setembro de 2019

Farmácia Solidária no RS, novo sistema de filiação e campanha do Setembro Amarelo são os destaques do Semana Republicana

Publicado em 16/9/2019 - 00:00 Atualizado em 28/6/2020 - 21:34

No Rio Grande do Sul, o projeto da deputada estadual, Fran Somensi, que cria a Farmácia Solidária, foi aprovado pela Assembleia Legislativa. A proposta visa implantar nos municípios gaúchos, a logística reversa de medicamentos.

O Programa Solidare vai receber doação de medicamentos e distribuir para pessoas que não têm condição de pagar pelo tratamento. Isso tudo em parceria com as redes municipais de saúde.

“Se num município de 71 mil habitantes, nós conseguimos, alcançar para 14% da população, ajuda com essas medicações que saíram das nossas casas, dos consultórios médicos, eu imagino o quanto nós podemos fazer para o nosso estado”, destacou a republicana.

O projeto aguarda apenas a sanção do governador para se transformar em Lei estadual.

Fran Somensi é farmacêutica e criou o projeto em Farroupilha e lá já conseguiu atender mais de 13 mil pessoas. Agora, no âmbito estadual, a Farmácia Solidária vai atender um público muito maior.

Lançado na segunda-feira, dia 9, o novo sistema de filiação do TSE já está funcionando e, você, sabia que o Republicanos contribuiu com o aperfeiçoamento da plataforma?
O TSE acatou uma sugestão do partido e automatizou o processo de filiação no caso de mudança de domicílio eleitoral.

Para o secretário nacional do Republicanos, Evandro Garla, o novo sistema representa mais agilidade em todo o processo de filiação e traz avanços importantes na gestão das informações.
“Isso diminuiu a burocracia e no momento que o filiado, ele transfere o seu domicílio eleitoral, a filiação também vai automaticamente, diminuindo o fluxo de documentos”, explicou Evandro Garla.

Outra novidade é que as estaduais e a nacional poderão fazer a filiação, o que antes era competência exclusiva da executiva municipal.

E o deputado estadual Jeferson Rodrigues, do Republicanos Goiás, fez um alerta sobre a importância das campanhas para ajudar pessoas a saírem da depressão e, assim, evitar o suicídio.
O deputado defende que a campanha não pode ficar restrita apenas no setembro Amarelo, mas que seja realizada durante todo o ano, levando em consideração o alto índice de pessoas que tiram a própria vida, num ato de desespero.

Além de indicar o número 188, o deputado colocou o gabinete à disposição para as pessoas que precisam de ajuda.

“De acordo a Organização Mundial de Saúde, a cada 45 minutos no Brasil, uma pessoa comete suicídio. No mundo, a cada 40 segundos. E isso é muito preocupante. Se nós tivermos cuidado, podemos perder pessoas que amamos e, aí, já é tarde demais”, afirmou Jeferson Rodrigues.

Reportar Erro
Send this to a friend