Eleições 2020: o que mudou no horário de votação

Horário de votação foi ampliado em uma hora. Eleitores poderão exercer a democracia de 7h às 17h, considerando o horário local

Publicado em 11/11/2020 - 14:00

Brasília (DF) – No domingo, 15 de novembro, quase 148 milhões de eleitores devem comparecer às urnas para escolher os novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em 5.568 cidades em todo o país. Com o objetivo de garantir mais segurança aos eleitores e reduzir as possibilidades de aglomeração nos locais de votação para evitar a contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ampliou o horário de votação em uma hora. Com isso, os eleitores poderão exercer a democracia de 7h às 17h, considerando o horário local.

O TSE também definiu, por orientação da consultoria sanitária formada pela Fiocruz, Hospital Sírio Libanês e Hospital Albert Einstein, que haverá horário de votação preferencial de 7h as 10h para pessoas acima de 60 anos, que fazem parte do grupo de risco para o coronavírus.

Para as Eleições 2020, o TSE ainda exige que os eleitores cumpram algumas determinações:

– uso de máscara de proteção individual;
– distanciamento social; e
– levar caneta para assinar a ata;

As seções terão canetas disponíveis, mas desta forma é possível evitar contato com objeto tocado pelos demais. No caso das urnas, será orientado a higiene das mãos antes e após o voto. Para isso, será disponibilizado álcool em gel em todas as seções eleitorais. O uso de máscara também será obrigatório nos locais de votação e o eleitor terá ainda que manter uma distância mínima de um metro de outras pessoas e evitar qualquer contato físico. Também é recomendado comparecer ao local de votação sem acompanhantes.

O primeiro turno das eleições será em 15 de novembro. Já o segundo turno, ocorre em 29 de novembro.

Por Agência Republicana de Comunicação (ARCO)
Fotomontagem: Arquivo Republicanos

Conheça o Espaço do Candidato Republicano

Na página exclusiva, você encontra modelos de materiais de propaganda, dúvidas frequentes, E-book do Candidato Republicano, orientações sobre a legislação eleitoral, dicas para campanha nas redes sociais e outros. Acesse agora e aproveite ao máximo tudo que preparamos para ajudar você durante a campanha.

Reportar Erro