Mecias de Jesus defende equilíbrio e imparcialidade para propor soluções efetivas
Publicado em 14/4/2023 - 16:10
Roraima (RR) – O senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), juntamente com a comitiva da Comissão Temporária Externa para acompanhar a crise Yanomami (CTEYanomami) do Senado Federal, estiveram presentes na última quarta-feira (12), em Roraima, para verificar a situação dos índios e a saída dos funcionários do garimpo.
A Comissão havia solicitado autorização para visitar a Terra Indígena em 23 de março, recebendo resposta da Funai no dia 11 do corrente mês. No documento enviado aos parlamentares, a Funai repassou informação remetida pelo Centro de Operação de Emergências-Yanomami (COE-Yanomami), afirmando não aprovar a visita ao local devido ao “surto de malária no território” daqueles indígenas.
Os integrantes da Comissão não se deslocaram para a área onde vivem os Yanomamis, mas cumpriram agenda prevista em Boa Vista. “Infelizmente a Comissão não conseguiu visitar as terras Yanomamis. Mas mesmo assim, acompanhamos de perto como os envolvidos na crise estão sendo tratados na capital. Além de conversar com os indígenas sobre a realidade em suas terras”, afirmou o senador.
A Comissão visitou na quinta-feira (13), a Casa de Saúde Indígena (CASAI), Hospital de Campanha da Força Aérea Brasileira, Força Tarefa logístico-humanitária, Operação Acolhida. No mesmo dia, foram até o Hospital-Geral de Roraima e ao Hospital da Criança, a fim de observarem in loco, como se encontra o atendimento aos indígenas.
Nesta sexta-feira (14), os senadores foram recebidos pelo governador e apresentaram as ações realizadas nas terras indígenas. A Comissão Yanomami ainda participou de audiência pública na Superintendência Regional da Polícia Federal, onde foram ouvidos representantes de vários órgãos, dentre eles, Ministério Público Federal, Funai, OAB Roraima, Ibama e Associações Indígenas.
Texto: Ascom senador Mecias de Jesus
Foto: cedida