A proposta agora segue para votação no Plenário, com expectativa de fomentar a integração entre escolas, famílias e comunidades
Publicado em 27/8/2024 - 15:26 Atualizado em 29/8/2024 - 11:24
Brasília (DF) – A Comissão de Educação e Cultura do Senado aprovou nesta terça-feira (27) o Projeto de Lei 1825/2023, que institui a Semana Cultural Interescolar em estabelecimentos de ensino fundamental e médio de todo o país. O evento será realizado anualmente no mês de outubro e integrará o calendário escolar oficial. A iniciativa recebeu parecer favorável da senadora Damares Alves (Republicanos-DF).
A proposta visa promover uma semana dedicada à cultura nas escolas, com atividades abertas à participação dos pais, da comunidade e de artistas locais. A Semana Cultural Interescolar deverá envolver diferentes formas de expressão artística e manifestações culturais populares, incentivando a participação voluntária de artistas e representantes da cultura popular nas atividades.
Impacto na educação e na comunidade
Ao justificar a aprovação da proposta, Damares Alves destacou que a criação da semana cultural representa um importante investimento no futuro de crianças e jovens, ampliando o horizonte educacional para além do currículo tradicional, além da inclusão das famílias e da comunidade nas atividades escolares fortalece os laços entre pais e filhos e melhora a comunicação entre escola e comunidade. “Ao envolver as famílias, promove-se um maior engajamento dos pais no processo educacional de seus filhos, fortalecendo o vínculo familiar e a comunicação entre escola e comunidade. Isso está está alinhada com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que reconhece a família como colaboradora essencial no processo de educação. Isso significa investir no futuro de crianças e jovens, proporcionando uma “educação holística e diversificada”, completou.
Próximos passos
Com a aprovação pela CE, o PL segue para análise e votação no Plenário do Senado. Sendo aprovado, a medida deverá entrar em vigor já no ano que vem, permitindo que as escolas se organizem para incluir a Semana Cultural Interescolar em seus calendários.
Texto: Com informações da Agência Senado
Foto: Roque de Sá/Agência Senado