Zona Franca de Manaus completa 52 anos e recebe é homenageada na Câmara dos Deputados

Sessão solene foi solicitada pelo deputado federal Capitão Alberto Neto (PRB-AM), que presidiu a cerimônia na última sexta-feira (15)

Publicado em 19/03/2019 - 00:00

Brasília (DF) – O deputado federal Capitão Alberto Neto (PRB-AM) presidiu, na sexta-feira (15), sessão solene em homenagem aos 52 anos da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Na solenidade, de autoria do republicano, estiveram presentes deputados estaduais e federais, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec).

Na ocasião, Capitão Alberto Neto destacou o desempenho dos funcionários que trabalham diariamente nas fábricas instaladas no Polo Industrial de Manaus. “Nada funciona se não tiver a mão do homem, por isso quero homenagear todos os funcionários da Suframa que, apesar de todas as dificuldades do sucateamento de muitos e muitos anos, não deixaram morrer o modelo Zona Franca de Manaus”, ressaltou o republicano.

O prefeito Arthur Virgílio Neto aproveitou a oportunidade e cobrou mais investimentos em mão de obra e inovação tecnológica, destacando que a região do Polo Industrial de Manaus possui um alto potencial turístico, além de contribuir para a preservação da floresta Amazônica. “Um estado que tem 96% da sua cobertura florestal de pé, merece mais valorização e incentivos. Se alguém quiser conspirar contra a Zona Franca não precisa cortar incentivos, basta deixar como ela está”, alertou.

A criação da Suframa

O modelo da Zona Franca de Manaus surgiu através do Projeto de Lei nº 3.173 de junho de 1957, proposta pelo deputado Francisco Pereira da Silva. A região era um Porto Livre e após 10 anos, o governo federal, por meio do Decreto de Lei nº 288, de 28 de fevereiro de 1967, expandiu a legislação e reformulou o modelo. A partir daí a Superintendência da Zona Franca de Manaus foi criada e estabeleceu incentivos fiscais para o projeto econômico que permanece até hoje.

Texto: Ascom – deputado federal Capitão Alberto Neto
Edição: Ascom – Liderança do PRB
Fotos: Douglas Gomes

Reportar Erro