Voto feminino é tema de homenagem do Republicanos

Sessão solene em homenagem ao voto feminino foi requerida pela deputada federal Rosangela Gomes, secretária nacional do Mulheres Republicanas

Publicado em 06/03/2020 - 00:00

Brasília (DF) – Em 1932, durante o governo de Getúlio Vargas, foi oficialmente assegurado às mulheres o direito de votar. Por iniciativa da deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ), a Câmara realizou sessão solene para comemorar a data histórica. “Precisamos ter voz e é, por isso, que em um evento como este vemos não mulheres de direita ou de esquerda e, sim, brasileiras falando do que acreditamos, queremos e nos é concedido: os nossos direitos”, afirmou a parlamentar.

Voto feminino é tema de homenagem do Republicanos

A deputada federal Maria Rosas (Republicanos-SP) destacou a importância de as legendas políticas concederem espaço às mulheres. “O Republicanos acredita no nosso potencial e incentiva o protagonismo feminino nos debates sociais e políticos. Nossa contribuição é muito importante e o partido dá oportunidade para que toda mulher tenha seu espaço”, disse.

Além do fomento às candidaturas femininas, Rosangela defende as cotas nas casas de lei do país. Para ela, assim é possível abordar assuntos como saúde da mulher, violência doméstica e feminicídio. “É necessário garantir o espaço das mulheres na política, sobretudo das que são negras, pobres e periféricas, como eu, que fui valorizada pelo presidente nacional do Republicanos, deputado Marcos Pereira, quando disse: ‘quero você em Brasília, defendendo política para as mulheres do Brasil inteiro’”.

A secretária Nacional de Política para Mulheres, Cristiane Britto (Republicanos), abordou outra pauta feminina, a violência política contra as mulheres, tema do Projeto de Lei 349-2015, de autoria da deputada Rosangela Gomes. “Estamos num ano eleitoral e precisamos chamar a atenção do Poder Judiciário para essa temática. As pesquisas apontam que é justamente durante as campanhas municipais que as mulheres mais sofrem esse tipo de violência, que atinge candidatas, eleitas, dirigentes de conselhos de classes e funcionárias públicas”, afirmou.

Voto feminino é tema de homenagem do Republicanos

Durante o evento, o trabalho da deputada Rosangela Gomes foi homenageado pela primeira secretária da Câmara, deputada Soraya Santos (RJ). “Quando chegou aqui, em 2015, o primeiro trabalho da deputada Rosangela foi como relatora da Comissão Parlamentar de Inquieto (CPI) da Violência Contra Jovens Negros E Pobres”, observou. Soraya ainda lembrou que durante o primeiro ano de mandato, a republicana teve convertido em Lei nacional o Projeto de Lei Complementar 13/15, que designa recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) à implantação e manutenção de berçário, creche e seção destinada à gestante e à parturiente nos presídios.

O evento contou com a participação de republicanos, senadores e senadoras de diversos partidos, autoridades e da embaixadora do Canadá no Brasil, Julie Lambert.

Texto: Fernanda Cunha, com revisão de Mônica Donato / Ascom – Liderança do Republicanos
Fotos: Douglas Gomes

Reportar Erro