Vavá Martins instala primeira ecobarreira no Pará

Ecobarreira foi instalada no Rio Paricatuba, no município de Benevides

Publicado em 01/07/2019 - 00:00

Benevides (PA) – O deputado federal Vavá Martins (PRB-PA) instalou na tarde de domingo (30/06), no Rio Paricatuba em Benevides, a primeira ecobarreira no Estado do Pará. O objetivo do projeto é evitar que resíduos flutuantes cheguem até rios e mares, poluindo o meio ambiente e comprometendo a vida aquática. Todo material que for recolhido será destinado a cooperativa Catamosqueiro, que irá destinar de forma correta tudo que for coletado.

A iniciativa veio a partir do Projeto de Lei 2.293/2019, de autoria do parlamentar, que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de Sistema de Ecobarreiras nas redes hidrográficas. “Infelizmente são mais de 8 milhões de toneladas de plásticos que acabam nos oceanos todos os anos e, nesse ritmo, haverá mais plásticos do que peixes até 2050 e com as ecobarreiras esse número irá diminuir significativamente, pois há locais que chegam à acumular duas toneladas de resíduos e isso precisa mudar o quanto antes”, explicou Vavá Martins.

O protótipo foi inspirado na ecobarreira construída por Diego Saldanha, ativista ambiental que mora na cidade de Colombo e já recolheu 2 toneladas de lixo do Rio Atuba.

Texto e foto: Ascom – deputado federal Vavá Martins

Reportar Erro