Uso de carros elétricos foi tema de debate na Câmara

Audiência foi promovida pelo deputado Julio Cesar Ribeiro, que quer analisar os impactos e desafios da inserção dos carros elétricos no mercado brasileiro

Publicado em 29/11/2019 - 00:00

Brasília (DF) – Por inciativa do deputado federal Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF), a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática realizou, nesta quinta-feira (27), audiência pública para debater a utilização dos carros elétricos em todo país.

“A utilização dos carros elétricos é uma realidade na nossa capital. As iniciativas que visam o estímulo aos veículos, são sempre bem vindas, nesse sentido não tenho dúvidas que estamos no caminho certo para tornar Brasília em uma cidade totalmente inteligente”, disse o republicano.

O compartilhamento de carros elétricos chegou ao Distrito Federal por meio de uma parceria realizada entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Governo do Distrito Federal e o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI).

O desenvolvimento tecnológico e os impactos ambientais foram destacados pelo presidente da ABDI, Igor Calvet. “Hoje estamos apoiando o desenvolvimento tecnológico de acordo com o que está acontecendo no mundo, além de estarmos contribuindo com a questão ambiental e promovendo uma melhor qualidade de vida para as nossas cidades”, afirmou.

O diretor-superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), General Eduardo Castanheira Garrido Alves, chamou a atenção para a questão do incentivo aos veículos elétricos. “É preciso criar mecanismos para que o veículo faça cada vez mais parte do nosso dia a dia, como a isenção de IPVA e redução de impostos”, disse.

Durante a audiência, o secretário de Ciência e Tecnologia do DF, Gilvan Máximo (Republicanos), sinalizou a compra de mais 50 veículos para uso dos servidores da administração local. “Faremos uma licitação para o próximo ano para compra de mais 50 carros. Com essa medida vamos economizar cerca de R$ 8 milhões que poderão ser investidos em outros setores, como saúde e educação”, declarou.

Participaram ainda o assessor especial da Coordenação de Difusão Tecnológica da ABDI, Tiago Faiestein, o secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia, Paulo Alvim, o presidente da MHV Veículos Híbridos Metropolitanos, Roque Versolato e o diretor presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF, Alessandro França Dantas.

Texto: Isabella Melo Picarelli / Ascom – deputado federal Julio Cesar Ribeiro 
Fotos: Douglas Gomes 

Reportar Erro