Pedido destaca a necessidade de avançar na identificação e prevenção de abusos digitais
Publicado em 10/8/2024 - 09:01
Brasília (DF) – O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) recebeu um requerimento formal n° 1990/2024 da deputada federal Rogéria Santos (Republicanos-BA) para fornecer informações detalhadas sobre as pesquisas e o desenvolvimento de novas tecnologias voltadas para a detecção precoce de conteúdos digitais falsificados, como deepfakes, e outras ferramentas que podem ser usadas em crimes contra crianças e adolescentes.
O pedido, protocolado recentemente, destaca a necessidade urgente de avançar na identificação e prevenção de abusos digitais. A parlamentar solicitou dados sobre os esforços do ministério em financiar e apoiar iniciativas de pesquisa que visem aprimorar a tecnologia de reconhecimento e autenticação digital, além de implementar métodos eficazes para combater o uso de tecnologias manipulativas que possam prejudicar menores.
“A detecção precoce de deepfakes e outras ferramentas manipulativas é crucial para garantir a segurança online dos menores, que são especialmente vulneráveis a esses tipos de crimes. Ao buscar informações detalhadas sobre os esforços do MCTI nessa área, pretendo também incentivar maior transparência e responsabilidade, além de destacar a necessidade de inovação tecnológica para proteger os direitos dos jovens”, ressaltou.
Texto: Ascom deputada Rogéria Santos
Foto: Vinicius Loures – Agência Câmara