Republicanos são destaque em lista de elite parlamentar do Congresso

Hugo Motta, Marcos Pereira, Silas Câmara, Lafayette de Andrada e Silvio Costa Filho estão entre os deputados mais influentes

Publicado em 24/09/2021 - 13:08

Brasília (DF) – Com cinco deputados entre os que fazem parte da elite parlamentar de 2021, o Republicanos se consolida como um partido de relevância perante as principais discussões e decisões do Congresso Nacional. O líder Hugo Motta (PB), o presidente Marcos Pereira (SP), e os deputados Silas Câmara (AM), Lafayette de Andrada (MG) e Silvio Costa Filho (PE), estão, de acordo com lista elaborada pela consultoria Arko Advice, entre os congressistas que atuam decisivamente sobre a agenda legislativa e representam interesses da sociedade brasileira.

O líder Hugo Motta fala sobre seu destaque como “líder formal” na pesquisa. “A pandemia fez os últimos 18 meses difíceis para todos nós, mas sinto que demos o nosso melhor no Parlamento aprovando propostas que atendiam as necessidades imediatas do país, como auxílio emergencial e vacinação, e também medidas de socorro à economia e à manutenção de postos de trabalho. Esse reconhecimento é um incentivo para continuarmos buscando melhorias para o povo paraibano e todos os brasileiros”, afirmou.

O presidente Marcos Pereira atribui sua relevância na pesquisa ao entendimento de que o país só irá crescer com união, diálogo e consenso. “Como deputado federal por São Paulo e presidente nacional do Republicanos, tenho ampliado esse pensamento ao tratar de pautas em âmbito municipal, estadual e federal. Não tenho dúvidas de que foi esse modo de trabalhar que me condicionou a conquistar esse título de influência atribuído pela Arko Advice”, disse.

O estudo destaca 89 deputados e 35 senadores, o que representa cerca de 21% do total dos 594 representantes do Congresso Nacional. Destes, 79 políticos são classificados como lideranças formais e 45 como informais. As lideranças formais são aquelas previstas na estrutura de poder da Câmara e Senado, no entanto, nem todos os líderes estão na lista de parlamentares influentes.

Nessa categoria, além do líder Hugo Motta, destacam-se Marcos Pereira como presidente do Republicanos, Lafayette de Andrada por sua relatoria do projeto de Geração Distribuída (PL 5829/2019), e Silvio Costa Filho pelo seu desempenho como relator da proposta de autonomia do Banco Central (LCP 179/2021). Silas Câmara figura na lista dos líderes informais por sua atuação frente à Bancada Evangélica.

Saiba mais

De acordo com a consultoria Arko Advice, membros da elite parlamentar são aqueles que negociam com o Poder Executivo, operam na busca de consenso ou deixam sua marca no processo do Poder Legislativo.

Texto: Fernanda Cunha, com edição de Mônica Donato / Gilclécio Lucena Ascom – Liderança do Republicanos na Câmara

 

Reportar Erro
Send this to a friend