Projeto idealizado pelo deputado Vavá Martins promoveu ação de conscientização sobre sustentabilidade em grandes eventos na capital paraense
Publicado em 15/10/2019 - 00:00 Atualizado em 24/6/2020 - 18:32
Belém (PA) – Um evento que reúne mais de 2 milhões de pessoas, uma das maiores manifestações católicas do mundo, o Círio também acumula em um final de semana mais de uma tonelada de resíduos e o projeto “Quem Ama Cuida”, criado pelo deputado federal Vavá Martins (Republicanos-PA), tem inovado a cada dia mais e desta vez se uniu ao instituto Manguezal e Solvi, junto das cooperativas de catadores para coletar os recicláveis e dar a destinação correta aos resíduos gerados em Belém.
O projeto círio sustentável teve duas frentes principais, a primeira voltada para a capacitação dos catadores, onde mais de 20 deles participaram de uma oficina conduzida pelo laboratório da cidade, na Universidade Rural da Amazônia (Ufra), para aprenderem a produzir ecoestações de coleta seletiva com pallets que foram doados e distribuídos nas 14 estações ao longo dos 3,7 km de percurso das procissões.
Para Vavá Martins, a iniciativa agrega à preocupação com o meio ambiente emprego e renda. “É fundamental fazer parte desse momento importante, onde a população passa a entender o papel fundamental que as cooperativas têm em nossa sociedade e devemos valorizar se trabalho que contribui com o crescimento econômico e também agrega cuidados fundamentais ao meio ambiente”, disse o parlamentar.
As ecoestações foram distribuídas a cada 500m, o projeto Quem Ama Cuida esteve presente em 4 pontos, onde paraenses e visitantes puderam aprender mais sobre a coleta seletiva e o papel das cooperativas locais.
Para Ádria, que é membro do Instituto Solvi, parceiros são fundamentais. “ Entendemos que contar com parceiros que já conhecem a cultura local é muito importante e o Quem Ama Cuida veio para agregar ainda mais ao projeto e a nossa ideia é expandir mais pontos no ano que vem”, afirmou.
Para a representante da Associação dos Recicladores de Águas Lindas, Sara Reis, o projeto vai ampliar o conhecimento sobre as oportunidades de reaproveitamento. “ Estamos muito felizes com essas estações e será um grande aprendizado e a cada ano é uma nova experiência”, relatou.
Texto e foto: Ascom – deputado federal Vavá Martins
Edição: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)