Projeto quer oficializar o jogo de queimada como modalidade esportiva em todo país

É o que prevê proposta do deputado federal Julio Cesar Ribeiro

Publicado em 23/08/2021 - 08:21

Brasília (DF) – Os jogos de queimada podem virar modalidade esportiva em todo país. É o que garante o Projeto de Lei 2909/21 de autoria do deputado federal Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF).

“Queremos garantir o apoio as competições realizadas pelos atletas, aprimorando e tornando a administração, a gestão e a Justiça Desportiva mais transparentes e modernas, atendendo aos praticantes e amadores da queimada”, declara o parlamentar ao justifica que o esporte coletivo é muito praticado no Brasil, sendo necessário estabelecer legalmente e formalmente a prática da modalidade.

“Além disso existe também a questão da valorização do esporte como um todo. Nesse sentido a proposta também chega a incentivar o desenvolvimento da modalidade”, completa o autor da proposta.

Sobre a queimada

A queimada é um esporte coletivo em que os jogadores de duas equipes tentam acertar os oponentes com uma ou mais bolas, evitando serem atingidos. O objetivo de cada equipe é eliminar todos os membros da equipe adversária, acertando-os com bolas lançadas. O esporte é muito popular em vários países, inclusive o Brasil, onde é praticado desde crianças até adultos.

No Distrito Federal, o jogo de queimada foi oficializado como modalidade esportiva em 2020.  A norma é resultado de um projeto do deputado distrital Martins Machado (Republicamos-DF). Em 2020, a capital federal contava com 32 times de queimada, masculinos e femininos.

​Texto e foto: Isabella Melo Picarelli/Ascom – deputado Julio Cesar Ribeiro

Reportar Erro
Send this to a friend