Projeto Quem Ama Cuida leva conhecimento a Região das Ilhas em Belém

Projeto Quem Ama Cuida promoveu uma palestra de empreendedorismo sustentável e oficinas de horta comunitária e compostagem na “Saldosa Maloca”

Publicado em 31/10/2019 - 00:00

Belém (BA) – O projeto Quem Ama Cuida, idealizado pelo deputado federal Vavá Martins (Republicanos-PA), promoveu, nesta quarta-feira (30), uma palestra de empreendedorismo sustentável e oficinas de horta comunitária e compostagem na “Saldosa Maloca”, na Ilha do Combú em Belém.

O objetivo foi levar, de forma gratuita, informações fundamentais para a mudança social e a preservação do meio ambiente. Cerca de 20 pessoas participaram da troca de experiência e aprendizado.

Projeto Quem Ama Cuida leva conhecimento a Região das Ilhas em Belém

A professora de economia da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Mônica Nascimento, falou sobre a importância da região ribeirinha para o desenvolvimento local. “As pessoas precisam ver o meio ambiente como um negócio, mas um negócio com responsabilidade social, econômico e ambiental. É possível gerar riqueza que fique internalizada em nossa região e ajude as comunidades locais”, disse a educadora.

Na oficina de hortas, muitos puderam ver um negócio lucrativo e eficiente, agregando a compostagem na geração de adubo orgânico, onde a saúde é priorizada e fomentada além da educação ambiental, como reforçou Nelma Carvalho, que participou pela primeira vez de uma palestra com essa temática. “Vou poder levar todo conhecimento aprendido para as comunidades carentes que trabalho diariamente, isso é lindo e gostaria de parabenizar o projeto Quem Ama Cuida por essa iniciativa”, reforçou a professora.

Para a proprietária da Saldosa Maloca, Prazeres, que é conhecido na cidade por suas práticas sustentáveis, esses encontros são fundamentais. “Fico muito feliz em receber o projeto aqui na minha barraca, pois dessa forma vamos agregar pessoas. Haverá um empenho maior com o meio ambiente e a região das ilhas”, afirmou.

O projeto tem percorrido todo o estado do Pará levando conceitos inteligentes, como foi abordado pela coordenadora de práticas sustentáveis do Quem Ama Cuida, Débora Martins.

Para Vavá Martins, essa integração é muito importante. “Criar agentes transformadores e agregar conhecimento à vida das pessoas, esse é um dos conceitos do projeto Quem Ama Cuida, quero que todos desfrutem de uma cidade melhor, de uma sociedade engajada, esse é o caminho da mudança”, enfatizou o parlamentar.

Texto: Natália Matos / Ascom – deputado federal Vavá Martins
Fotos: Douglas Mourão

Reportar Erro