Iniciativa tem como objetivo reduzir a emissão de poluentes e promover o agronegócio sustentável
Publicado em 16/9/2024 - 15:11
Brasília (DF) – O deputado Ossesio Silva (Republicanos-PE) apresentou na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 2149/24, que propõe a criação de uma política nacional de incentivo ao uso de etanol nos veículos. O objetivo principal da iniciativa é reduzir a emissão de poluentes, fortalecer o cultivo da cana-de-açúcar e promover o agronegócio sustentável. A proposta está em fase de análise nas comissões da Câmara.
Denominada como “Na Hora de Abastecer, Escolha o Etanol”, a política busca estimular o uso de um combustível considerado limpo, renovável e com menor impacto ambiental. Além de fomentar o setor sucroenergético, o projeto visa apoiar pequenos produtores por meio da criação de microdestilarias associativistas, reforçando o consumo de etanol nas áreas rurais.
Entre as medidas previstas, destaca-se a prioridade no abastecimento de veículos flex da administração pública federal com etanol, sempre que for vantajoso. Também sugere que veículos adquiridos com recursos de emendas parlamentares sejam preferencialmente equipados com motores flex.
Ossesio Silva argumenta que a valorização do etanol contribui para o fortalecimento da cadeia produtiva da cana-de-açúcar, que gera milhares de empregos e é um dos pilares do agronegócio brasileiro. “Queremos conscientizar a sociedade sobre as vantagens ambientais do etanol e promover um modelo sustentável de produção e consumo de energia”, ressaltou o deputado.
De acordo com a consultoria Datagro, apenas 30% da frota de veículos flex no Brasil foi abastecida com etanol hidratado no início de 2024, o que reforça a necessidade de políticas que incentivem o uso desse combustível.
Texto: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)
Foto: Douglas Gomes