Projeto de Ossesio Silva visa proteger a saúde dos idosos

Proposta altera lei de enfrentamento à Covid-19 e prioriza o afastamento de idosos que atuam em órgãos públicos ou em atividades empresariais

Publicado em 15/04/2020 - 00:00

Brasília (DF) – O deputado federal Ossesio Silva (Republicanos-PE) protocolou o Projeto de Lei nº 1714/2020, que altera a Lei nº 13.979/2020. O objetivo é proteger os idosos do novo coronavírus (Covid-19), priorizando o afastamento de pessoas com mais de 60 anos quando for exigido o serviço no local de trabalho em órgãos públicos ou em atividades empresariais.

A ação tem a finalidade de minimizar as chances de contágio desse público, que pertence ao grupo de risco e, que segundo estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS), está mais suscetível a complicações devido à baixa imunidade. É importante ressaltar que a lei atual não contempla o afastamento priorizado. “A minha preocupação é no sentido de garantir que, quando for obrigatório o funcionamento dos serviços públicos e atividades essenciais, seja determinado como prioridade o afastamento das pessoas com mais de 60 anos de idade, reconhecidamente o público mais atingido pela doença”, lembrou Ossesio.

O parlamentar acrescenta, ainda, que é fundamental ter um olhar diferenciado aos idosos para reduzir as estatísticas de óbitos no país. O Brasil tem cerca de 22 milhões de habitantes acima dos 65 anos, ultrapassando a população do Chile. “Temos que cuidar dos nossos idosos. Dados recentes do Ministério da Saúde atestam que cerca de 80% dos mortos tinham mais de 60 anos”, finalizou.

Texto: Eulla Carvalho / Ascom – deputado federal Ossesio Silva
Foto: Douglas Gomes
Edição: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)

 

Reportar Erro