Projeto de Augusto Coutinho busca criar residências de longa permanência para autistas

Proposta prevê que o SUS disponibilize o serviço terapêutico nos estados

Publicado em 18/5/2023 - 08:35 Atualizado em 24/5/2023 - 09:30

Brasília (DF) – O deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos/PE) apresentou nesta terça-feira (16), projeto de lei que visa criar residências para pessoas com Transtorno do Espectro Autista que estão em situação de rua ou em condição de risco à sua integridade física, mental ou moral.

O PL 2590/2023 prevê que o Sistema Único de Saúde disponibilize, em cada Estado e no Distrito Federal, no mínimo um serviço residencial terapêutico de longa permanência para autistas com acentuado nível de dependência. O local deverá garantir moradia protegida, para que eles possam ter experiências cotidianas sob supervisão profissional, visando a aquisição de habilidades e competências necessárias para alcançar o maior grau de autonomia possível.

As residências terão que disponibilizar pelo menos três refeições diárias, assistência multidisciplinar e meios para que aqueles em idade escolar possam frequentar o estabelecimento de ensino. “Sabemos que pessoas com Transtorno do Espectro Autista podem apresentar quadros bastante severos, como necessidade de apoio total para realização das atividades da vida diária básicas”, observa o deputado. “Muitas famílias não têm condições físicas, psicológicas ou materiais para cuidar destes casos”, acrescenta o parlamentar.

Texto: Ascom deputado Augusto Coutinho 
Foto: Douglas Gomes 

Reportar Erro
Send this to a friend