Republicanos tem três nomes na lista dos “Cabeças do Congresso”, aponta Diap

Pelo terceiro ano consecutivo, os deputados Marcos Pereira, Hugo Motta e Silvio Costa Filho estão na lista dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional

Publicado em 31/08/2021 - 16:49

Brasília (DF) – O Republicanos aparece mais uma vez com destaque no levantamento que aponta os chamados “cabeças do Congresso Nacional. De acordo com a 28ª edição do ranking realizado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), o partido tem três nomes na lista dos 100 parlamentares mais influentes e atuantes do Legislativo, sendo eles os deputados federais Marcos Pereira (SP), presidente nacional do Republicanos, o líder do Republicanos na Câmara, Hugo Motta (PB), e Silvio Costa Filho (PE).

O estudo foi divulgado na sexta-feira (27/8) e traz uma lista completa dos que comandam o processo decisório no Congresso composta por 66 deputados e 34 senadores. Segundo o Diap, os “cabeças” são aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de qualidades e habilidades como a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações. A facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão, também é uma característica desses congressistas, aponta o Diap.

O deputado Marcos Pereira foi eleito, pelo terceiro ano consecutivo, um dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Ainda de acordo com o DIAP, Marcos Pereira tem forte característica de um parlamentar articulador/organizador, ou seja, que possui “excelente trânsito nas diversas correntes políticas, cuja facilidade de interpretar o pensamento da maioria o credencia a ordenar e criar as condições para o consenso”.

“Esse reconhecimento por parte do ranking publicado pelo DIAP demonstra que tenho trabalhado da maneira como acredito ser o ideal, sempre pautado pelo diálogo transparente com as demais forças políticas e, principalmente, com efetividade. Sempre digo que, em Brasília, quem faz a pauta são os parlamentares que estão ali logo na segunda-feira, sondando os bastidores, dialogando e planejando. É com isso em mente que tenho trabalhado, dia após dia”, avaliou Marcos Pereira.

Novamente destaque entre os parlamentares mais influentes, o líder Hugo Mota observa o trabalho realizado com a bancada republicana como um dos principais motivos do sucesso de seu desempenho. “É impossível não ressaltar a união da bancada e a confiança em mim depositada, que me possibilita exercer e exercitar a minha capacidade de liderança e articulação em torno dos temas de interesse do Brasil. Então, agradeço a parceria dos 32 deputados republicanos e ao presidente do partido, deputado Marcos Pereira”, afirmou.

Também na lista pelo terceiro ano consecutivo, o deputado Silvio Costa Filho foi reconhecido como um grande articulador político e pela sua atuação em defesa dos municípios e da agenda econômica. Silvio está no primeiro mandato como deputado federal, é vice-líder do partido Republicanos na Câmara dos Deputados; coordena a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Pacto Federativo; foi vice-presidente da Comissão Especial da Reforma da Previdência e é integrante da Comissão Especial que discute o Fundo de Participação dos Municípios.

“Para mim, é um privilégio, por três anos consecutivos, estar na lista do DIAP. Isso só aumenta a nossa responsabilidade em trabalhar por Pernambuco e pelo Brasil. Tenho focado o mandato em defesa do desenvolvimento econômico, do fortalecimento dos estados e municípios, e da geração de emprego e renda do país”, declarou Silvio.

Ascensão/parlamentares mais influentes

Além dos “100 Cabeças”, desde a 7ª edição da série o Diap divulga levantamento incluindo na publicação um anexo com outros parlamentares que, mesmo não fazendo parte do grupo dos 100 mais influentes, estão “em plena ascensão”. Segundo o departamento, mantida a trajetória ascendente esses parlamentares podem estar futuramente na elite parlamentar.

Pelo Republicanos na Câmara, aparece nessa lista o deputado Celso Russomanno (SP).

De acordo com o Diap, entende-se por parlamentar “em ascensão” aquele deputado ou senador que vem recebendo missões partidárias, políticas ou institucionais e se desincumbindo bem delas. Estão também nessa categoria aqueles que têm buscado abrir canais de interlocução, criando seus próprios espaços e se credenciando para o exercício de lideranças formais ou informais no âmbito do Parlamento.  influentes

Texto: Edjalma Borges / Ascom – Liderança do Republicanos na Câmara, especial para Agência Republicana de Comunicação (ARCO)
Foto: Banco de Imagem Republicanos

Reportar Erro
Send this to a friend